O Município de Ourém, um dos mais afectados pelos incêndios em Julho de 2022, já despendeu mais de um milhão de euros para fazer face aos prejuízos decorrentes daqueles fogos, disse o seu presidente, Luís Albuquerque.

“Só em estradas municipais é cerca de um milhão de euros”, afirmou Luís Albuquerque, esclarecendo que há apoios que não foram contabilizados, destacando neste âmbito o trabalho do serviço de Acção Social da Câmara a famílias afectadas. Quando passam dois anos sobre os incêndios, Luís Albuquerque explicou que se está a recuperar, em várias freguesias, “estradas, caminhos municipais que ficaram muito afectados pelos incêndios”.

Este é um investimento na ordem de “1,5 milhões de euros comparticipado com cerca de 600 mil euros” pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

Algumas linhas de água foram também reabilitadas, um valor de 700 mil euros, totalmente suportado pela Agência Portuguesa do Ambiente, referiu o Presidente da Câmara, explicando que a autarquia se prepara para consignar uma última empreitada, de 1,2 milhões de euros, financiada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, que “permitirá recuperar os caminhos vicinais, caminhos florestais, que também ficaram deteriorados” pelos fogos.

“Além disto, tivemos também diversos programas de apoio a particulares”, declarou, lamentando, contudo, que só recentemente tenham sido desbloqueadas algumas verbas. Neste caso, os apoios são de 132 mil euros para um prejuízo apresentado de 378 mil euros.

Quanto à reconstrução, orçada em 140 mil euros, da casa de primeira habitação que na aldeia de Santa Teresa faz na sexta-feira dois anos ficou afectada, Luís Albuquerque admitiu que este processo tem sido um “romance grande”.

“O IHRU [Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana] comparticipa com cerca de 80 mil e o município com a parte restante. O município já adiantou uma parte da verba, o IHRU ainda não pagou nada”, assinalou o autarca, referindo que se aguarda pela assinatura de um protocolo entre o Instituto e os proprietários da casa.

Segundo o presidente da Câmara, “a casa está a avançar, mas o construtor apenas recebeu o dinheiro” que o município disponibilizou, tendo, ainda assim, a expectativa de que a reconstrução esteja concluída “no final do Verão”, caso não se registem mais atrasos.

Questionado sobre os apoios do Estado, o presidente deste município reconheceu que, dentro dos condicionalismos e burocracias, “se está a conseguir minimizar os prejuízos que se fizeram sentir em 2022”. “[Estou] muito longe de estar satisfeito, mas conformado com aquilo que foi conseguido obter e que, obviamente, ajuda a minimizar os prejuízos causados”, declarou.

Luís Albuquerque reconheceu ainda que preparar melhor os territórios para que situações como a do verão de 2022 não voltem a acontecer exigem “processos que não são feitos de um dia para o outro”, como a Área Integrada de Gestão da Paisagem das Serras do Norte de Ourém, para aumentar a resiliência aos incêndios com melhor ordenamento e promoção da economia rural, ou o cadastro.

“Temos neste momento quase 21 mil terrenos identificados [através do Balcão Único do Prédio]”, adiantou, admitindo que o número ainda é longe daquilo que a autarquia pretende.

Ourém foi um dos concelhos mais atingidos por incêndios no verão de 2022, tendo o presidente do município apresentado ao anterior Governo um “caderno de encargos” de seis milhões de euros, que correspondem aos prejuízos provocados pelos fogos, “sem contar com a floresta”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…