Prossegue este fim-de-semana o XXIII Mês da Cultura Tauromáquica em Azambuja e já para esta noite de sexta-feira está anunciada uma palestra subordinada ao tema “O Médico na Praça de Toiros”, sendo orador o Dr. António Peças e que terá lugar na sede da Tertúlia “Festa Brava”, pelas 21.30 horas. A iniciativa é uma organização da Tertúlia com o apoio do Município de Azambuja.

Sábado, dia 14 de Maio, o cavalo está em destaque realizando-se um colóquio sobre “Hipoterapia dos 8 aos 80”, que terá lugar no Centro Hípico Lebreiro, a partir das 14.30 horas. Este colóquio irá abordar duas perspectivas do mesmo tema: “Os benefícios da terapia dos cavalos em crianças com necessidades educativas especiais”, que terá como oradora Madalena Castelhano, especialista em psicomotricidade a galope; e “Os contributos da terapia assistida por cavalos na população idosa”, que terá como oradora Joana Figueiredo Gonçalves, psicomotricista.

Ainda amanhã, às 21.30 horas, Azambuja recebe o IV Festival de Escolas de Flamenco “Azambuja Sevillaníssima”, que contará com a participação de várias escolas de sevilhanas. Este festival irá decorrer na Praça do Município e é uma organização de “Las Hermosas”, da Escola de Sevilhanas e Flamenco da “Poisada do Campino”.

A terminar este fim-de-semana, terá lugar no Domingo mais um colóquio “Conversas de Maio – Gerações de Tertúlias”, que contará com testemunhos dos representantes de várias Tertúlias de Azambuja.

A iniciativa terá lugar pelas 16 horas, no Auditório do Páteo Valverde. No próximo dia 20 de Maio, sexta-feira, pelas 21.30 horas, terá lugar mais um espectáculo, desta feita intitulado de “Música, Cavalos e Toiros”. O evento conta com a participação de elementos da Banda do Centro Cultural Azambujense, com Maria Rei na voz, André Ribeiro na guitarra portuguesa e Ginestal Martins na viola de fado e voz. O espectáculo vai decorrer no Auditório do Centro Social e Paroquial de Azambuja e é uma organização conjunta do Centro Hípico Lebreiro de Azambuja e da Tertúlia “Festa Brava”.

A culminar o XXIII Mês da Cultura Tauromáquica a Praça do Município será palco, no dia 22 de Maio, Domingo, de uma iniciativa organizada pela Associação Cultural “A Poisada do Campino”, intitulada “Toureio a Pé comentado”, que terá os comentários do matador de toiros colombiano Juan de Castilla, do novilheiro amador Martim Torrão (Escola de Toureio de Azambuja) e ainda do crítico taurino Maurício do Vale.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…