A Câmara Municipal de Santarém (CMS) e a União de Freguesias de Casével e Vaqueiros (UFCV) vão assinar um protocolo de cooperação, válido pelo período de 10 anos, para a prestação de apoio do Serviço de Conservação e Restauro da CMS ao Centro Interpretativo de Casével (CIC).

Esta necessidade surge na sequência dos trabalhos arqueológicos efectuados no ano de 1998, no interior da Igreja de Santa Maria de Casével e na requalificação do adro da igreja local, que resultou na obtenção dum valioso espólio de achados arqueológicos, como esteias e esculturas entre outras.

De referir que, os achados expostos no CIC fazem parte do acervo do Museu Municipal de Santarém, pelo que a CMS tem o dever de zelar pela conservação deste património, implementando acções de conservação e restauro dos bens culturais, bem como acções de conservação preventiva, de forma a preservar e salvaguardar este espólio.

No que se refere ao acesso e estudo por parte de investigadores exteriores às duas entidades, as normas são estabelecidas pelo Regulamento do Museu Municipal de Santarém, devendo a UFCV assegurar no local a fiscalização do bom cumprimento das mesmas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…