O Município de Santarém e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) assinaram, esta quarta-feira, um protocolo de colaboração que visa impulsionar a inovação, a investigação e a valorização da actividade agropecuária na região. A cerimónia, realizada na Estação Zootécnica Nacional – Polo de Inovação da Fonte Boa, contou com a presença do Ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, e do Secretário de Estado da Agricultura, João Moura.

O acordo estabelece um conjunto de iniciativas estratégicas para potenciar a investigação aplicada, a transferência de conhecimento e a criação de novas oportunidades no sector agrícola e agroindustrial. Entre os projectos previstos, destaca-se a criação de um Centro Cirúrgico e de Investigação, que reunirá médicos e estudantes das áreas de medicina humana e veterinária, proporcionando um espaço único no país para o desenvolvimento de novas técnicas e investigação na área da cirurgia não invasiva.

João Leite, presidente da Câmara Municipal de Santarém, sublinhou a importância do momento, classificando-o como “um dia histórico para Portugal e para Santarém”. O autarca destacou o compromisso do Governo no desenvolvimento da Estação Zootécnica Nacional e a necessidade de superar falhas do passado, dando um novo impulso ao sector agrícola e à inovação científica.

“Estamos a investir numa área da saúde que é fundamental para a nossa comunidade e a disponibilizar instrumentos essenciais para que quem exerce a sua actividade possa evoluir”, afirmou João Leite.

Outro dos projectos estruturantes anunciados é o Centro Interpretativo das Raças Autóctones Nacionais, descrito pelo governante como uma espécie de “Arca de Noé” da biodiversidade pecuária portuguesa. O espaço, que será visitável pelo público, pretende preservar e promover as raças autóctones, reforçando a sua importância tanto para a agricultura como para o turismo rural e científico.

O protocolo agora assinado prevê ainda a requalificação das infraestruturas do Polo da Fonte Boa, tornando-as mais acessíveis à comunidade e potenciando a realização de acções de formação, investigação e divulgação científica. O município compromete-se a apoiar a recuperação dos edifícios e a criar condições para que o espaço possa ser integrado no quotidiano da população.

O Ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, sublinhou a importância da parceria e realçou que o Governo está empenhado em dinamizar o sector agroalimentar e em garantir que Santarém, enquanto referência da agricultura nacional, continue a desempenhar um papel central no desenvolvimento do país.

A parceria entre o Município de Santarém e o INIAV terá uma duração inicial de cinco anos, sendo renovável automaticamente. A implementação dos projectos contará com o apoio de fundos comunitários e de investimento público, reforçando a estratégia de modernização e inovação do sector agropecuário na região.

A versão desenvolvida desta notícia será publicada na edição impressa do Correio do Ribatejo de 14 de Fevereiro.

Leia também...

UDIPSS de Santarém pede vacinação de idosos em centros de dia e apoio domiciliário

A presidente da União Distrital de Santarém das Instituições Particulares de Solidariedade Social apelou ao Governo para que inclua os idosos que frequentam centros…

Projecto Ginestal a Dançar traz dança e música ao Campo Infante da Câmara

A iniciativa “Ginestal a Dançar | Escola Activa” juntou, na manhã de ontem, dia 15 de Março, cerca de 2500 crianças do Agrupamento de…

Mais de 57 mil acidentes e 157 mortos nas estradas este ano

Mais de 57 mil acidentes rodoviários ocorreram nas estradas portuguesas nos primeiros cinco meses do ano, dos quais resultaram 157 mortos, menos 26 comparativamente…

Município da Golegã e Associação “Toiro à Corda” dinamizam do “I Festival do Campino”

O Município da Golegã e a Associação “Toiro à Corda”, lançaram ontem o cartaz do “I Festival do Campino”, evento que se irá realizar…