O Município de Santarém anunciou esta quarta-feira que vai exercer direito de preferência para a aquisição do Teatro Rosa Damasceno. Assim, o imóvel, que se encontra em estado avançado de degradação, poderá brevemente pertencer à autarquia, abrindo caminho para a criação da Casa das Artes e Cultura de Santarém.

De acordo com informações divulgadas pelo presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite, este é um “dia marcante” para a cidade. “Trabalharemos afincadamente para que aqui nasça a futura Casa das Artes e Cultura de Santarém, acabando definitivamente com a imagem degradante que em nada beneficia o nosso concelho”, afirmou o autarca.

O município prevê apresentar, nos próximos meses, um estudo prévio para a reabilitação do edifício, delineando os passos necessários para a concretização deste projecto cultural.

Um marco para o património cultural de Santarém

O Teatro Rosa Damasceno foi um dos mais importantes espaços culturais da cidade, mas encontra-se encerrado desde os anos 90. A aquisição do edifício pela autarquia representa um passo decisivo na recuperação deste ícone histórico e na valorização do património cultural escalabitano.

A futura Casa das Artes e Cultura de Santarém pretende ser um centro de dinamização cultural, proporcionando um espaço adequado para espectáculos, exposições e outras actividades artísticas.

“Este é um dia feliz” para Santarém, disse o autarca, destacando a importância do investimento para a revitalização da cidade e para a oferta cultural disponível à população.

Leia também...

PSP faz buscas em residências relacionadas com grupo criminoso e violento em Tomar

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP está a realizar hoje de manhã buscas domiciliárias em várias dezenas de residências em vários distritos no…

Hospital de Santarém suspende visitas aos doentes internados

Como medida preventiva.

Casével e Vaqueiros com nova Casa Mortuária e ruas requalificadas

A União de Freguesias de Casével e Vaqueiros, no concelho de Santarém, vai contar com uma nova Casa Mortuária e com a requalificação de…

GNR deteve 21 pessoas por crimes de álcool, tráfico de droga e condução sem carta

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Santarém deteve entre os dias 14 e 20 de Janeiro, 21 pessoas na sequência de várias…