O Município de Santarém anunciou esta quarta-feira que vai exercer direito de preferência para a aquisição do Teatro Rosa Damasceno. Assim, o imóvel, que se encontra em estado avançado de degradação, poderá brevemente pertencer à autarquia, abrindo caminho para a criação da Casa das Artes e Cultura de Santarém.

De acordo com informações divulgadas pelo presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite, este é um “dia marcante” para a cidade. “Trabalharemos afincadamente para que aqui nasça a futura Casa das Artes e Cultura de Santarém, acabando definitivamente com a imagem degradante que em nada beneficia o nosso concelho”, afirmou o autarca.

O município prevê apresentar, nos próximos meses, um estudo prévio para a reabilitação do edifício, delineando os passos necessários para a concretização deste projecto cultural.

Um marco para o património cultural de Santarém

O Teatro Rosa Damasceno foi um dos mais importantes espaços culturais da cidade, mas encontra-se encerrado desde os anos 90. A aquisição do edifício pela autarquia representa um passo decisivo na recuperação deste ícone histórico e na valorização do património cultural escalabitano.

A futura Casa das Artes e Cultura de Santarém pretende ser um centro de dinamização cultural, proporcionando um espaço adequado para espectáculos, exposições e outras actividades artísticas.

“Este é um dia feliz” para Santarém, disse o autarca, destacando a importância do investimento para a revitalização da cidade e para a oferta cultural disponível à população.

Leia também...

Trabalhadores do centro de distribuição dos CTT do Cartaxo em greve até dia 15

Os trabalhadores do Centro de Distribuição Postal dos CTT do Cartaxo, no…

Seis detidos por condução sem carta e sob o efeito do álcool

A Polícia de Segurança Pública deteve seis pessoas, entre os dias 24…

Associação de Futebol de Santarém ultrapassa fasquia dos 9 mil atletas

A Associação de Futebol de Santarém (AFS) na época 2023-2024, ultrapassou os…

Pandemia “faz sentir mais agudamente a fragilidade da vida” – António Marto

O bispo de Leiria-Fátima disse hoje que a pandemia de covid-19 constitui…