Um grupo com 45 estudantes de diferentes nacionalidades, que participam no projecto “Santarém Funcional”, no Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado, foi recebido na quarta-feira, 26 de outubro, pelas 11h30 no Salão Nobre dos Paços do Concelho

Carmen Antunes, Vereadora da Juventude da Câmara Municipal de Santarém (CMS), recebeu esta comitiva composta por alunos oriundos da China, Índia, Itália, Argélia, Moldávia, Paquistão, Rússia, Ucrânia, Venezuela, Itália e França, que nesse dia fizeram uma visita guiada à Cidade.

A Vereadora deu as boas-vindas aos alunos, na esperança de que todos tivessem feito boa viagem e estivessem a gostar de Santarém. Carmen Antunes afirmou que “para o Município é uma honra receber estas visitas e perceber que as nossas organizações de educação são inovadoras e bastante activas, nestes projectos internacionais”, lembrando que “Santarém é uma cidade com um património rico e uma gastronomia dinâmica.

O projecto “Santarém Funcional” que visa fornecer aos alunos as ferramentas sociais e cívicas facilitadoras da sua inclusão na cidade resultou numa mais-valia para todos os envolvidos, fruto da cooperação estabelecida entre organismos, saberes, vontades e atitudes.

Dar a conhecer a Cidade, a partir dos serviços públicos (Segurança Social, Loja do Cidadão, Câmara Municipal, Gabinete de Apoio ao imigrante e minorias étnicas, Tribunal, CTT), educação (ISLA), espaços de lazer (Sala de Leitura; Jardim da Liberdade / Jardim da República) e monumentos foi o objectivo desta visita. Entender a Cidade do seu ponto de vista funcional, é uma das formas de ajudar as famílias – algumas a viver há pouco tempo na cidade – através dos filhos que frequentam as diversas escolas do Agrupamento.

As docentes Silvina Bernardino, Coordenadora do Português Língua Não Materna do Agrupamento, e Henriqueta Carolo, organizadoras do evento, pretenderam a integração social na comunidade escalabitana, dando visibilidade à ligação cidade/imigrantes, pretendendo-se uma ligação de afectos com o espaço cujas famílias escolheram para trabalhar e viver.

Os docentes Patrícia Filipe, Luís Oliveira e Cristina Oliveira dinamizaram uma actividade lúdico-cultural que teve por objetivo incluir todos os alunos na partilha de jogos tradicionais de diferentes culturas no Jardim da Liberdade. O evento teve ainda o apoio e cobertura dos alunos do Curso Profissional de Multimédia.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.