A Câmara de Torres Novas assinou um protocolo de cooperação com a associação Viver Almonda para a realização de ações de proteção e de usufruto do rio Almonda, a vigorar até ao final de 2025.

“O estabelecimento desta parceria assenta na necessidade de encontrar meios de envolvimento da comunidade local na preservação do património e tem como objetivo o acompanhamento do estado das linhas de água, avaliando parâmetros como a qualidade da água, hidrogeomorfologia, corredor ecológico, alterações antrópicas, entre outros”, afirma o município, em comunicado.

No âmbito do protocolo, o município financia com 15.000 euros a associação, para que esta proceda à limpeza e desobstrução de pelo menos 6,5 quilómetros do rio Almonda, garantindo a manutenção do corredor ecológico entre a nascente e a ponte entre Ribeiras, realize ações de vigilância, colabore na organização de uma descida de rio anual e coopere em ações de sensibilização.

Leia também...

Mega-operação da PSP por furto de catalisadores passa pelo distrito de Santarém

Sete pessoas foram detidas esta quarta-feira, 30 de Junho, numa operação da PSP em vários distritos e que envolve a prática dos crimes de…

Projecto quer fazer “sorrir os idosos” com cartas enviadas por jovens

Seniores das Santas Casas de Constância e Azinhaga participam na iniciativa. A pandemia de Covid-19 deixou um sem número de idosos ainda mais isolados…

Vinte e dois concelhos de quatro distritos em perigo máximo de incêndio

Vinte e dois concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém e Castelo Branco apresentam hoje perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português…

Papa reza no sábado junto à imagem da Virgem de Fátima na Praça de São Pedro

O Papa Leão XIV reza no sábado, na Praça de São Pedro, junto à imagem original de Nossa Senhora de Fátima, que hoje sai…