A Câmara de Torres Novas assinou um protocolo de cooperação com a associação Viver Almonda para a realização de ações de proteção e de usufruto do rio Almonda, a vigorar até ao final de 2025.

“O estabelecimento desta parceria assenta na necessidade de encontrar meios de envolvimento da comunidade local na preservação do património e tem como objetivo o acompanhamento do estado das linhas de água, avaliando parâmetros como a qualidade da água, hidrogeomorfologia, corredor ecológico, alterações antrópicas, entre outros”, afirma o município, em comunicado.

No âmbito do protocolo, o município financia com 15.000 euros a associação, para que esta proceda à limpeza e desobstrução de pelo menos 6,5 quilómetros do rio Almonda, garantindo a manutenção do corredor ecológico entre a nascente e a ponte entre Ribeiras, realize ações de vigilância, colabore na organização de uma descida de rio anual e coopere em ações de sensibilização.

Leia também...

Festival Entre Quintas junta 2 mil pessoas e reforça crescimento

O Festival Entre Quintas Ribatejo 2025, concluiu a sua sexta edição com um balanço positivo, reunindo aproximadamente 2.000 pessoas entre os dias 27 a…

Presença na final dos Jogos de Paris2024 será uma vitória para o cavaleiro Ribatejano Duarte Seabra

A conquista de uma presença na final do concurso de obstáculos dos Jogos de Paris2024 será já uma vitória para o cavaleiro Duarte Seabra,…

Morreu Alice Lázaro, referência maior da historiografia nacional

A escritora e historiadora Alice Lázaro faleceu ontem, dia 03 de Maio, estando as exéquias marcadas para amanhã, sexta-feira, dia 05, em Vale de…

Festas de Almeirim de regresso até dia 25 de Junho

A inauguração das Festas de Almeirim decorreu a 17 de Junho, pelas 19h00, junto à Biblioteca Municipal como é habitual. A programação do evento…