A Câmara de Torres Novas assinou um protocolo de cooperação com a associação Viver Almonda para a realização de ações de proteção e de usufruto do rio Almonda, a vigorar até ao final de 2025.

“O estabelecimento desta parceria assenta na necessidade de encontrar meios de envolvimento da comunidade local na preservação do património e tem como objetivo o acompanhamento do estado das linhas de água, avaliando parâmetros como a qualidade da água, hidrogeomorfologia, corredor ecológico, alterações antrópicas, entre outros”, afirma o município, em comunicado.

No âmbito do protocolo, o município financia com 15.000 euros a associação, para que esta proceda à limpeza e desobstrução de pelo menos 6,5 quilómetros do rio Almonda, garantindo a manutenção do corredor ecológico entre a nascente e a ponte entre Ribeiras, realize ações de vigilância, colabore na organização de uma descida de rio anual e coopere em ações de sensibilização.

Leia também...

Festival de Street Food no Bairro de São Domingos em Santarém

A primeira edição do Festival de Street Food, organizado pela Associação de Residentes em São Domingos (ARSD) realiza-se hoje e amanhã, junto ao ringue…

Câmara de Alpiarça apresenta grupo de trabalho para valorização patrimonial do concelho

A Câmara Municipal e a Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça apresentam, no sábado, o grupo de trabalho do Projeto de Valorização Patrimonial…

Teresa Lopes Moreira imortalizada na Galeria de Notáveis do Correio do Ribatejo

A historiadora Teresa Lopes Moreira está agora imortalizada na Galeria de Notáveis do Jornal Correio do Ribatejo, iniciativa que pretende perpetuar a memória de…

Sobre os fundadores da S.R.O. de Santarém

Foram apagados da história. E continuam a sê-lo, quando os seus nomes são omitidos. E quando o seu papel é atribuído a outros, que…