A Câmara de Torres Novas assinou um protocolo de cooperação com a associação Viver Almonda para a realização de ações de proteção e de usufruto do rio Almonda, a vigorar até ao final de 2025.

“O estabelecimento desta parceria assenta na necessidade de encontrar meios de envolvimento da comunidade local na preservação do património e tem como objetivo o acompanhamento do estado das linhas de água, avaliando parâmetros como a qualidade da água, hidrogeomorfologia, corredor ecológico, alterações antrópicas, entre outros”, afirma o município, em comunicado.

No âmbito do protocolo, o município financia com 15.000 euros a associação, para que esta proceda à limpeza e desobstrução de pelo menos 6,5 quilómetros do rio Almonda, garantindo a manutenção do corredor ecológico entre a nascente e a ponte entre Ribeiras, realize ações de vigilância, colabore na organização de uma descida de rio anual e coopere em ações de sensibilização.

Leia também...

Ciclista de Fazendas de Almeirim é campeão nacional de fundo de cadetes

João Nunes venceu ao sprint.

Retirada de 40 idosos de lar ilegal em Vila Franca de Xira deve terminar hoje

Cerca de 40 idosos estão, desde terça-feira, a ser retirados de um lar ilegal encerrado pela Segurança Social em Vila Franca de Xira, revelou…

Carros clássicos desfilam pela cidade de Santarém rumo ao Entroncamento

Decorreu no passado domingo, dia 12 de Maio o 152° encontro dos Clássicos da Liberdade que contou com um passeio até ao Entroncamento. No…

Fantástico Mundo do Modelismo chega ao Museu Nacional Ferroviário

O Fantástico Mundo do Modelismo chega ao mais icónico espaço ferroviário português. Clubes, Associações, Praticantes, Lojas, Curiosos e Amantes do Modelismo Ferroviário de norte…