O Município de Torres Novas candidatou o texto da edição municipal «Lapas, as grutas que não são grutas», lançado em Outubro de 2018, ao Prémio Acesso Cultura – Linguagem Clara, que visa ser um reconhecimento do esforço de pessoas e organizações para escrever com clareza na área da cultura. Com este reconhecimento pretende-se motivar quem escreve textos sobre ou para exposições, monumentos ou espectáculos para escolher conteúdos relevantes e linguagem acessível a um público não-especialista.

O livro infantil candidatado pelo município torrejano destina-se a crianças dos 7 aos 10 anos. Com texto da autoria de Jorge Salgado Simões e ilustração de Alexandra Sirgado Rodrigues, inserido na colecção infantojuvenil dedicada ao património concelhio, esta obra destina-se a divulgar histórias e lendas, mas também algum do conhecimento científico já produzido sobre as Grutas de Lapas, um monumento cuja origem e ocupação ainda permanecem, em parte, envoltas em mistério.

Desde a sua fundação, a Acesso Cultura tem procurado promover a reflexão e as boas práticas na comunicação escrita, tanto no que diz respeito à relevância da informação para os destinatários finais, como no que diz respeito ao uso de linguagem simples, acessível. 

A cerimónia de entrega do Prémio Acesso Cultura – Linguagem Clara será realizada no próximo dia 18 de Março às 18h30, no Museu da Presidência da República em Lisboa.

Leia também...

Montepio e sete ex-administradores conhecem hoje sentença em Santarém

O Montepio e sete antigos administradores conhecem hoje a decisão do Tribunal da Concorrência sobre os recursos que interpuseram às coimas superiores a 5…

CHMT e Cruz Vermelha Portuguesa formam profissionais de Saúde

 O Presidente do CHMT – Centro Hospitalar do Médio Tejo, Casimiro Ramos, e a Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, Ana Jorge, assinaram hoje, no…

Tomar Game Festival dedica três dias ao entretenimento digital

O Tomar Game Festival, evento de cultura ‘gaming’ e entretenimento digital, regressa entre 23 e 25 de fevereiro ao Complexo Cultural da Levada, em…

Mação admite avançar com acção judicial para ser ressarcida dos fogos de 2017

O presidente da Câmara de Mação admite avançar com uma acção judicial para ressarcimento dos danos resultantes dos incêndios de 2017, uma “tragédia” que…