O Município de Torres Novas candidatou o texto da edição municipal «Lapas, as grutas que não são grutas», lançado em Outubro de 2018, ao Prémio Acesso Cultura – Linguagem Clara, que visa ser um reconhecimento do esforço de pessoas e organizações para escrever com clareza na área da cultura. Com este reconhecimento pretende-se motivar quem escreve textos sobre ou para exposições, monumentos ou espectáculos para escolher conteúdos relevantes e linguagem acessível a um público não-especialista.

O livro infantil candidatado pelo município torrejano destina-se a crianças dos 7 aos 10 anos. Com texto da autoria de Jorge Salgado Simões e ilustração de Alexandra Sirgado Rodrigues, inserido na colecção infantojuvenil dedicada ao património concelhio, esta obra destina-se a divulgar histórias e lendas, mas também algum do conhecimento científico já produzido sobre as Grutas de Lapas, um monumento cuja origem e ocupação ainda permanecem, em parte, envoltas em mistério.

Desde a sua fundação, a Acesso Cultura tem procurado promover a reflexão e as boas práticas na comunicação escrita, tanto no que diz respeito à relevância da informação para os destinatários finais, como no que diz respeito ao uso de linguagem simples, acessível. 

A cerimónia de entrega do Prémio Acesso Cultura – Linguagem Clara será realizada no próximo dia 18 de Março às 18h30, no Museu da Presidência da República em Lisboa.

Leia também...

Torres novas recebe Exposição “Terra Branca”

Estará patente, de 25 de novembro de 2023 a 30 de março de 2024, no Museu Municipal Carlos Reis e Galeria Neupergama, a exposição…

Tomar recebe a 26 de Agosto gala das ‘7 Maravilhas à Mesa’

Tomar vai receber a 26 de Agosto uma das sete galas eliminatórias da iniciativa ‘7 Maravilhas à Mesa®‘, com transmissão pela RTP e na…

Distrito de Santarém prevê investir mais de 137ME em habitação para 1.800 agregados carenciados

Dezoito municípios do distrito de Santarém têm acordos celebrados no âmbito do programa 1.º Direito, para investimentos da ordem dos 137 milhões de euros…

Sistema de videovigilância em Santarém com 26 câmaras

O município de Santarém adquiriu 26 equipamentos para solução de videovigilância IP para centro histórico da cidade, bem como serviços de instalação e manutenção…