O Município de Torres Novas candidatou o texto da edição municipal «Lapas, as grutas que não são grutas», lançado em Outubro de 2018, ao Prémio Acesso Cultura – Linguagem Clara, que visa ser um reconhecimento do esforço de pessoas e organizações para escrever com clareza na área da cultura. Com este reconhecimento pretende-se motivar quem escreve textos sobre ou para exposições, monumentos ou espectáculos para escolher conteúdos relevantes e linguagem acessível a um público não-especialista.

O livro infantil candidatado pelo município torrejano destina-se a crianças dos 7 aos 10 anos. Com texto da autoria de Jorge Salgado Simões e ilustração de Alexandra Sirgado Rodrigues, inserido na colecção infantojuvenil dedicada ao património concelhio, esta obra destina-se a divulgar histórias e lendas, mas também algum do conhecimento científico já produzido sobre as Grutas de Lapas, um monumento cuja origem e ocupação ainda permanecem, em parte, envoltas em mistério.

Desde a sua fundação, a Acesso Cultura tem procurado promover a reflexão e as boas práticas na comunicação escrita, tanto no que diz respeito à relevância da informação para os destinatários finais, como no que diz respeito ao uso de linguagem simples, acessível. 

A cerimónia de entrega do Prémio Acesso Cultura – Linguagem Clara será realizada no próximo dia 18 de Março às 18h30, no Museu da Presidência da República em Lisboa.

Leia também...

Greve dos trabalhadores dos RSU da Câmara de Santarém com 90% de adesão (C/VÍDEO)

Os trabalhadores do sector da recolha de resíduos sólidos urbanos da Câmara de Santarém manifestaram-se na manhã desta quinta-feira, 20 de Maio, em frente…

Perigo máximo de incêndio em cerca de 50 concelhos

Cerca de 50 concelhos de Portugal continental estão hoje em perigo máximo de incêndio devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar…

Prisão preventiva para três dos oito detidos por burlas

O Tribunal Judicial de Setúbal decretou a prisão preventiva de três das oito pessoas detidas esta semana por falsificação de documentos, burlas e outros…

Diocese de Santarém celebra 50 anos com apelo à proximidade e unidade

A Diocese de Santarém comemorou na quarta-feira, 16 de Julho, os 50 anos da sua criação com uma Eucaristia solene na Sé, que reuniu…