O Município de Torres Novas candidatou o texto da edição municipal «Lapas, as grutas que não são grutas», lançado em Outubro de 2018, ao Prémio Acesso Cultura – Linguagem Clara, que visa ser um reconhecimento do esforço de pessoas e organizações para escrever com clareza na área da cultura. Com este reconhecimento pretende-se motivar quem escreve textos sobre ou para exposições, monumentos ou espectáculos para escolher conteúdos relevantes e linguagem acessível a um público não-especialista.

O livro infantil candidatado pelo município torrejano destina-se a crianças dos 7 aos 10 anos. Com texto da autoria de Jorge Salgado Simões e ilustração de Alexandra Sirgado Rodrigues, inserido na colecção infantojuvenil dedicada ao património concelhio, esta obra destina-se a divulgar histórias e lendas, mas também algum do conhecimento científico já produzido sobre as Grutas de Lapas, um monumento cuja origem e ocupação ainda permanecem, em parte, envoltas em mistério.

Desde a sua fundação, a Acesso Cultura tem procurado promover a reflexão e as boas práticas na comunicação escrita, tanto no que diz respeito à relevância da informação para os destinatários finais, como no que diz respeito ao uso de linguagem simples, acessível. 

A cerimónia de entrega do Prémio Acesso Cultura – Linguagem Clara será realizada no próximo dia 18 de Março às 18h30, no Museu da Presidência da República em Lisboa.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…