A Câmara de Torres Novas inaugurou na passada semana, no Dia Mundial da Árvore (21 de Março), o primeiro troço do Corredor Ecológico do Almonda, uma obra integrada num projecto de “renaturalização e valorização” do rio, anunciou o município.

Em comunicado, a autarquia indica que a intervenção, orçada em 450 mil euros, contemplou a limpeza do leito e margens do rio, a erradicação de espécies vegetais invasoras, o reperfilamento e a estabilização das margens, e a requalificação da galeria ripícola e da vegetação das margens, a par da criação de um percurso de cerca de três quilómetros para observação de natureza.

O objectivo é valorizar o Almonda, “assumindo-o como um corredor ecológico estruturante que permita a conexão de vários locais do concelho”, em particular entre a zona do Mercado Municipal e a zona próxima da Nersant e da auto-estrada da Beira Interior (A23/IP6).

A inauguração é integrada na Semana do Ambiente e Sustentabilidade, que decorreu até ao passado sábado, com actividades de sensibilização ambiental, um seminário dedicado ao clima, uma formação em compostagem, acções de limpeza, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…