A Câmara de Torres Novas inaugurou na passada semana, no Dia Mundial da Árvore (21 de Março), o primeiro troço do Corredor Ecológico do Almonda, uma obra integrada num projecto de “renaturalização e valorização” do rio, anunciou o município.

Em comunicado, a autarquia indica que a intervenção, orçada em 450 mil euros, contemplou a limpeza do leito e margens do rio, a erradicação de espécies vegetais invasoras, o reperfilamento e a estabilização das margens, e a requalificação da galeria ripícola e da vegetação das margens, a par da criação de um percurso de cerca de três quilómetros para observação de natureza.

O objectivo é valorizar o Almonda, “assumindo-o como um corredor ecológico estruturante que permita a conexão de vários locais do concelho”, em particular entre a zona do Mercado Municipal e a zona próxima da Nersant e da auto-estrada da Beira Interior (A23/IP6).

A inauguração é integrada na Semana do Ambiente e Sustentabilidade, que decorreu até ao passado sábado, com actividades de sensibilização ambiental, um seminário dedicado ao clima, uma formação em compostagem, acções de limpeza, entre outras.

Leia também...
Foto de Arquivo

Procura turística em Castelo de Bode abaixo das expectativas nesta Páscoa

A procura de alojamento em Castelo de Bode regista, nesta Páscoa, uma…

Draga impede navegabilidade no rio Tejo

Junto à ponte da Chamusca.
Foto ilustrativa

Presidente da Junta de Mouriscas suspenso de funções

O presidente da Junta de Freguesia de Mouriscas, concelho de Abrantes, foi…
Foto de Arquivo

Constância em contagem decrescente para lançamento de rockets

O European Rocketry Challenge (EuRoC) regressa à vila de Constância para a…