O Município de Torres Novas, com apoio técnico da ADSAICA – Associação de Desenvolvimento das Serras de Aire e Candeeiros, irá promover, no próximo dia 25 de Setembro, um passeio interpretativo no Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios, com o objectivo de que os participantes partam à descoberta do património natural e turístico do concelho de Torres Novas.

Este passeio tem concentração marcada para as 9h15 no Posto de Turismo de Torres Novas e início às 10h no Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios. A duração prevista é de 3h, num total de 3 km de distância, recomendando-se o uso de roupa e calçado confortáveis, sugerindo-se aos participantes que tragam binóculos e máquina fotográfica, água e reforço alimentar.

Esta é uma actividade adequada a todas as idades, cuja inscrição é gratuita, mas obrigatória, através do e-mail turismo@cm-torresnovas.pt, do telefone 249 813 019 ou do link https://webinq.cm-torresnovas.pt/i/?chi=5A2PJOIL, sendo o número de participantes limitado e a realização da actividade sujeita às condições climatéricas.

O Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios foi descoberto a 4 de -julho de 1994 no local de uma antiga pedreira e contém um dos mais antigos registos mundiais de pegadas de saurópodes, cujas marcas e impressões deixadas na laje de calcário do Jurássico Médio têm idade superior a 175 milhões de anos.

No local, com uma área de 60 000 m2, podem observar-se várias centenas de pegadas organizadas em cerca de duas dezenas de pistas. De entre elas, pela sua grande extensão, excelente estado de conservação e espetacularidade, destaca-se uma com 147 metros de comprimento. Os trilhos são constituídos por impressões das extremidades dos membros anteriores e posteriores, refletindo nitidamente a passagem de grandes animais quadrúpedes. Em setembro de 1996, por aprovação do Conselho de Ministros, passou a ser designado por Monumento Natural.

Leia também...

Inês Henriques despede-se do atletismo de alta competição

A atleta Inês Henriques despediu-se do atletismo de alta competição, num momento…
Foto de arquivo

Lezíria diz que NUTS II Oeste e Vale do Tejo permite homogeneização do território

O presidente da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, Pedro Ribeiro, congratulou-se…

Filstone avança com despedimento colectivo

A Filstone – Comércio de Rochas, Lda avançou com um processo de…

Salvador Quintas apresenta livro no Sardoal

Salvador Quintas vai apresentar o seu mais recente livro “Então foi assim…”,…