O Município de Torres Novas, com apoio técnico da ADSAICA – Associação de Desenvolvimento das Serras de Aire e Candeeiros, irá promover, no próximo dia 25 de Setembro, um passeio interpretativo no Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios, com o objectivo de que os participantes partam à descoberta do património natural e turístico do concelho de Torres Novas.

Este passeio tem concentração marcada para as 9h15 no Posto de Turismo de Torres Novas e início às 10h no Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios. A duração prevista é de 3h, num total de 3 km de distância, recomendando-se o uso de roupa e calçado confortáveis, sugerindo-se aos participantes que tragam binóculos e máquina fotográfica, água e reforço alimentar.

Esta é uma actividade adequada a todas as idades, cuja inscrição é gratuita, mas obrigatória, através do e-mail turismo@cm-torresnovas.pt, do telefone 249 813 019 ou do link https://webinq.cm-torresnovas.pt/i/?chi=5A2PJOIL, sendo o número de participantes limitado e a realização da actividade sujeita às condições climatéricas.

O Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios foi descoberto a 4 de -julho de 1994 no local de uma antiga pedreira e contém um dos mais antigos registos mundiais de pegadas de saurópodes, cujas marcas e impressões deixadas na laje de calcário do Jurássico Médio têm idade superior a 175 milhões de anos.

No local, com uma área de 60 000 m2, podem observar-se várias centenas de pegadas organizadas em cerca de duas dezenas de pistas. De entre elas, pela sua grande extensão, excelente estado de conservação e espetacularidade, destaca-se uma com 147 metros de comprimento. Os trilhos são constituídos por impressões das extremidades dos membros anteriores e posteriores, refletindo nitidamente a passagem de grandes animais quadrúpedes. Em setembro de 1996, por aprovação do Conselho de Ministros, passou a ser designado por Monumento Natural.

Leia também...

Homem de 57 anos detido por posse ilegal de armas em Santarém

Um homem de 57 anos de idade foi detido pela GNR, no…

Museu Taurino do Campo Pequeno

O Museu Taurino da Praça de Toiros do Campo Pequeno (agora baptizada…

Chamusca disponibiliza solução tecnológica inovadora para seniores do concelho

O Município da Chamusca adquiriu uma solução tecnológica inovadora, no valor de…

Homem encontrado morto em casa em Almeirim

O arquitecto Nélson Mercê, de 43 anos, foi encontrado morto em casa,…