A Associação Portuguesa de Municípios com Centro Histórico (AMPCH) vai celebrar o Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses em 28 de Março de 2020, em Tavira, assinalando os 110 anos do nascimento do seu patrono, Alexandre Herculano.

Esta é uma das iniciativas inseridas no plano de actividades da AMPCH para 2020, aprovado em Tomar, numa assembleia geral que contou com a presença de 20 municípios, afirma uma nota da Câmara Municipal de Tomar.

“A AMPCH é a associação de municípios temática mais antiga do país, tendo sido criada em 22 de Julho de 1988”, refere a nota, adiantando que o plano de actividades para 2020 inclui ainda o XVIII Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico, a decorrer em Almada, de 22 a 24 de Outubro.

A promoção de contactos com as entidades de Marrocos envolvidas no evento Centros Históricos Luso-Marroquinos / Efeméride dos 250 Anos do Abandono da Praça de Mazagão e o evento Fortificações Abaluartadas da Raia, associado à candidatura pelo Município de Almeida a Património Mundial da UNESCO, são outras acções previstas.

Leia também...

Autoridades colocam distrito de Santarém sob aviso vermelho na terça-feira devido à chuva

O distrito de Santarém vai estar na terça-feira, 20 de Outubro, sob aviso vermelho, o mais grave, devido à previsão de chuva forte, na…

Rua José Júlio da Silva Delgado na Póvoa da Isenta vai ser requalificada

A Junta de Freguesia da Póvoa da Isenta vai proceder à requalificação da Rua José Júlio da Silva Delgado, através do protocolo entre o…

Moradores contestam redução de lugares de estacionamento no centro histórico

Um grupo de moradores do centro histórico de Santarém, em particular dos Largos Dr. Ramiro Nobre (S. Nicolau) e Manuel António das Neves (Pasteleiros),…

Último disco de Pedro Barroso sai em Abril

O último álbum gravado por Pedro Barroso, que morreu hoje, está previsto sair em Abril, disse à agência Lusa o seu editor discográfico Fernando…