O Salão Nobre da Casa do Campino, em Santarém, recebeu, no sábado, dia 04, a apresentação da Cidade do Vinho 2024, no Festival Nacional de Gastronomia, no dia dedicado à região Tejo na Casa dos Territórios Vinhateiros.
Almeirim, Alpiarça, Cartaxo e Santarém foram eleitas Cidade do Vinho 2024, fruto de uma candidatura conjunta apresentada pelos quatro Municípios à AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho.
Luís Encarnação, Presidente da AMPV salientou, nesta sessão de lançamento, que este é um dos mais importantes projetos da associação, que reúne 124 municípios, que anualmente elege uma cidade como Capital do Vinho, com o grande objetivo de dar a conhecer o território e promover os vinhos produzidos nessa região.
Os quatro Municípios da Lezíria pretendem, assim, no âmbito deste projecto, valorizar a riqueza, a diversidade e as características comuns da cultura da vinha e do vinho, e de todas as suas influências na sociedade, paisagem, economia, gastronomia, património, e outras, de forma que possam proporcionar um melhor conhecimento do território, da história de todos, e de cada um dos concelhos.
A Cidade do Vinho 2024 vai promover a realização de um conjunto de iniciativas, eventos e acções – locais e regionais – ligadas ao vinho, com visibilidade nacional e internacional, mobilizando a sociedade civil, empresarial e cultural, bem como toda a comunidade da região, através de um envolvimento e participação activa, com vista a reforçar, e consolidar, o território vitivinícola e a produção da vinha e do vinho do Tejo.