O Município de Torres Novas tem em curso uma intervenção artística mural (arte urbana), da autoria do artista Pantónio, num muro à entrada da cidade, sito na Rua do Bom Amor. Localizando-se junto à antiga Escola Prática de Cavalaria (actual Escola Prática de Polícia), que ocupou aquelas instalações entre 1902 e 1957, a pintura pretende abordar a temática do cavalo, promovendo uma redescoberta da identidade local, numa intervenção onde o movimento e a velocidade dos equídeos esteja espelhada ao longo do extenso muro.

Pantónio é o pseudónimo de António Correia, natural dos Açores, Portugal, nascido em 1975. Desde adolescente que tem um interesse e prática quotidiana pelo desenho e pintura. Estudou desenho e fotografia na Escola Profissional de Ofícios Artísticos de Vila Nova de Cerveira e Tecnologias das Artes Gráficas no Instituto Politécnico de Tomar. Trabalhou em desenho de animação, ilustração publicitária e infantil. Desde 2011 que se dedica em exclusivo ao seu trabalho artístico e na área da arte urbana. Expôs individualmente em 2011 em Lisboa e em 2014 e 2017 em Paris. Os seus projectos de arte urbana estão visíveis em diversos países, América do Norte, América do Sul, Europa, África do Norte e China.

O seu projecto de trabalho actual é essencialmente a gestualidade do desenho, e o movimento das formas orgânicas. Animais em grupos com movimentos e interacções inspirados no mar, assim como cores reduzidas e uniformes e concisas entre negros, azuis e verdes. Em 2005 foi distinguido no Certame Macaronésio de Jovens Artistas pelo seu trabalho de ilustração, 2014 pintou o mural mais alto da Europa com 66 metros de altura. Em 2014 expôs pela primeira vez fora do seu país, em Paris. Em 2015 pintou a fachada do Aquarium of Pacífic.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Feira Nacional da Agricultura realiza-se entre 9 e 13 de Junho em Santarém

A Feira Nacional da Agricultura/Feira do Ribatejo (FNA) vai realizar-se entre 9…

“Inspiro-me muito nas minhas vivências e nas raízes em Alpiarça“

Joana Almeirante é natural do concelho de Santa Maria da Feira, mas…

VÍDEO | Celestino Graça nasceu há 107 anos!

Cumprem-se neste sábado, dia 9 de Janeiro, cento e sete anos sobre…