O executivo da Câmara de Santarém apresentou, esta segunda-feira, a proposta vencedora do concurso público para a elaboração do projecto do Museu de Abril e dos Valores Universais (MAVU) no espaço da ex-Escola Prática de Cavalaria.

O Município havia lançado, em Junho do ano passado, um concurso com um valor global de 27.500,00 euros a ser distribuídos pelos três que obtiverem melhor classificação: 1º lugar, 15.000,00 euros; 2º lugar, 7.500,00 euros e o 3º lugar 5.000,00 euros.

Esta segunda-feira, na reunião do executivo, foi apresentada a proposta vencedora de entre um conjunto de sete admitidas a concurso promovido pela autarquia e que contou com a assessoria técnica da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitectos e da Direcção-Geral do Património Cultura (DGPC).

“No decorrer das várias sessões privadas, o Júri procedeu à análise individual e em grupo dos trabalhos admitidos, em termos de valor relativo. Houve troca de opiniões e amplo debate entre os membros do Júri, os quais manifestaram o seu entendimento sobre as soluções apresentadas, em função da sua própria experiência profissional e formação específica”, refere o documento justificativo da escolha da proposta vencedora a que o Correio do Ribatejo teve acesso.

Das propostas apresentadas, o júri escolheu a do concorrente “X-Atelier”, destacando como aspecto positivo “a imagem e o enquadramento do novo edifício harmonioso com a envolvente. Boa articulação e desenho dos espaços públicos na ligação entre os diferentes edifícios. Desenho arquitectónico cuidado que qualifica o lugar e coloca em contraponto a nova intervenção com os edifícios existentes classificados. Clareza dos espaços de exposição permanente. Localização clara a partir da entrada. Clareza da memória descritiva e da concepção da intervenção. Demonstrada preocupação com as questões ambientais”.

O projecto prevê a construção do MAVU na zona entre a Torre da Trindade e a Porta de Armas, na lateral virada para o Jardim da República e Convento de São Francisco, com utilização da Parada Chaimite e demolição dos edifícios entre as duas paradas, deixando um espaço aberto com a Parada Mongoa, onde se situa o Tribunal da Concorrência.

Leia a notícia completa na edição impressa do Jornal Correio do Ribatejo de dia 25 de Fevereiro.

Leia também...

PJ confirma três detidos por suspeita de corrupção na sequência de buscas em Torres Novas

Uma mulher e dois homens, “fortemente indiciados pelos crimes de corrupção, activa e passiva, e recebimento indevido de vantagem”, foram detidos pela Polícia Judiciária,…

Mau cheiro alerta para gatos mortos no centro histórico de Santarém

Cinco gatos foram encontrados mortos no interior de um edifício devoluto, na Travessa do Fróis, em Santarém, esta segunda-feira. O alerta foi dado pelas…

Esplanadas de Santarém isentas de taxas

O Executivo Municipal aprovou o prolongamento da isenção de pagamento de taxas sobre a ocupação de espaço público com esplanadas abertas ou fechadas até…

Estádio Municipal de Abrantes recebe campeonato de Atletismo

O Estádio Municipal de Abrantes vai receber, durante os dias 15 e 16 de Julho, o Campeonato Nacional de Atletismo Sub20, uma das competições…