O Museu Diocesano de Santarém assinalou o seu quarto aniversário no passado dia 12 de Setembro.

O Pe. Joaquim Ganhão, director do museu, falou ao Correio do Ribatejo sobre o papel do museu nestes quatro anos, bem como do futuro do mesmo e da missão deste equipamento que é “uma das realidades mais visitadas da cidade de Santarém”, como afirmou.

Passar uma mensagem sobre a memória cristã, a cultural, o estilo e a arte, não só da cidade de Santarém, mas de toda a diocese, é a missão deste museu, que além do espaço físico que pode ser visitado, tem todo um outro conjunto de acções que desenvolve, nomeadamente com as paróquias da diocese, para preservar e catalogar o património cultural e os bens da Igreja.

Com o número de visitantes a aumentar de ano para ano, recebendo não só os escalabitanos, mas pessoas e grupos de todo o país e do estrangeiro, este pode ser, na óptica do Pe. Ganhão, uma porta de entrada na cidade, estando também a preparar parcerias com a Associação Comercial e Empresarial de Santarém e com a autarquia, para que seja colocada sinalética na cidade que indique o museu, por exemplo.

(notícia desenvolvida na edição impressa de 21 de Setembro)

Leia também...

Grupo de Danças e Cantares Ribatejanos trouxe folclore ao Jardim da República

O Grupo de Danças e Cantares Ribatejanos organizou o seu 28º Festival de Folclore, na noite do passado sábado, dia 07 de Julho, no…

Antiga adega demolida na Ribeira de Santarém (C/VÍDEO)

Uma antiga adega foi demolida esta segunda-feira, 4 de Março, por apresentar sinais evidentes de degradação na Praça Oliveira Marreca, na localidade da Ribeira…

Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão e Academia Portuguesa da História formalizam “ligação umbilical”

O Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS), em Santarém, firmou um protocolo de colaboração com a Academia Portuguesa da História, numa sessão que…

Vários estabelecimentos comerciais assaltados em Santarém

Vários estabelecimentos comerciais foram assaltados na madrugada desta segunda-feira, 25 de Março, na zona dos Leões e na zona do Sacapeito, em Santarém. Pelo…