O Museu Diocesano de Santarém assinalou o seu quarto aniversário no passado dia 12 de Setembro.

O Pe. Joaquim Ganhão, director do museu, falou ao Correio do Ribatejo sobre o papel do museu nestes quatro anos, bem como do futuro do mesmo e da missão deste equipamento que é “uma das realidades mais visitadas da cidade de Santarém”, como afirmou.

Passar uma mensagem sobre a memória cristã, a cultural, o estilo e a arte, não só da cidade de Santarém, mas de toda a diocese, é a missão deste museu, que além do espaço físico que pode ser visitado, tem todo um outro conjunto de acções que desenvolve, nomeadamente com as paróquias da diocese, para preservar e catalogar o património cultural e os bens da Igreja.

Com o número de visitantes a aumentar de ano para ano, recebendo não só os escalabitanos, mas pessoas e grupos de todo o país e do estrangeiro, este pode ser, na óptica do Pe. Ganhão, uma porta de entrada na cidade, estando também a preparar parcerias com a Associação Comercial e Empresarial de Santarém e com a autarquia, para que seja colocada sinalética na cidade que indique o museu, por exemplo.

(notícia desenvolvida na edição impressa de 21 de Setembro)

Leia também...

Três Instituições de Solidariedade Social vão beneficiar da campanha “Natal, Compre Local”

No âmbito da campanha “Natal, Compre Local”, realizou-se a 24 de Novembro, no edifício dos Paços do Concelho, o sorteio das três Instituições de…

Quatro detidos pela PJ por suspeita de branqueamento de capitais

A Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária (PJ) deteve quatro pessoas e realizou sete buscas domiciliárias e não domiciliárias, no dia…

Secretário de Estado destaca papel das escolas agrárias na prevenção dos incêndios e floresta

Presente no fórum sobre a Contribuição das Escolas Superiores Agrárias para a Prevenção de Incêndios e Protecção das Florestas, que decorreu esta tarde na…

Detectados 34 casos de covid-19 em empresa de transformação de carnes em Tomar

Um foco de covid-19 foi detectado na terça-feira numa empresa de transformação de carnes em Tomar, com 34 infectados entre os cerca de 200…