O Museu Diocesano de Santarém assinalou o seu quarto aniversário no passado dia 12 de Setembro.

O Pe. Joaquim Ganhão, director do museu, falou ao Correio do Ribatejo sobre o papel do museu nestes quatro anos, bem como do futuro do mesmo e da missão deste equipamento que é “uma das realidades mais visitadas da cidade de Santarém”, como afirmou.

Passar uma mensagem sobre a memória cristã, a cultural, o estilo e a arte, não só da cidade de Santarém, mas de toda a diocese, é a missão deste museu, que além do espaço físico que pode ser visitado, tem todo um outro conjunto de acções que desenvolve, nomeadamente com as paróquias da diocese, para preservar e catalogar o património cultural e os bens da Igreja.

Com o número de visitantes a aumentar de ano para ano, recebendo não só os escalabitanos, mas pessoas e grupos de todo o país e do estrangeiro, este pode ser, na óptica do Pe. Ganhão, uma porta de entrada na cidade, estando também a preparar parcerias com a Associação Comercial e Empresarial de Santarém e com a autarquia, para que seja colocada sinalética na cidade que indique o museu, por exemplo.

(notícia desenvolvida na edição impressa de 21 de Setembro)

Leia também...

Crematório de Santarém avança após parecer positivo da DGPC

A Direção Geral do Património Cultural –DGPC emitiu parecer favorável com vista à construção do Crematório de Santarém. Segundo o município de Santarém, este…

Santarém comemora Dia Internacional do Voluntariado

As comemorações do Dia Internacional do Voluntariado foram assinaladas pela Câmara de Santarém com a promoção da Semana do Voluntariado, no W Shopping. Com…

Iuri Leitão vence na consagração de Venceslau Fernandes na Volta a Portugal do Futuro

Iuri Leitão (Sicasal/Constantinos/Delta Cafés) venceu ontem a quinta etapa da Volta a Portugal do Futuro em bicicleta, em Santarém, onde Venceslau Fernandes (Liberty Seguros-Carglass)…

Autarca de Mouriscas suspenso por usar meios da Junta em proveito pessoal

O presidente da Freguesia de Mouriscas, em Abrantes, suspenso de funções a 15 de junho, é suspeito de usar meios da Junta em proveito…