O Museu Nacional Ferroviário (MNF), no Entroncamento, celebra o aniversário do Caminho-de-Ferro em Portugal de sexta-feira a domingo, com visitas guiadas, incluindo ao Comboio Real, apresentação de livros, oficinas para famílias, entre outras iniciativas.

Assinalando os 166 anos do caminho-de-ferro em Portugal, com a inauguração do troço entre Lisboa e o Carregado, em 1856, o MNF estará “de portas abertas, com entrada livre para celebrar este acontecimento histórico”.

Na sexta-feira e no domingo, às 11:00 e às 15:00, a visita “A Bordo” convida os visitantes “a entrar no pavilhão de uma locomotiva a vapor, na cabine de locomotivas, em carruagens e salões e descobrir mais sobre a história destas grandes máquinas, como eram conduzidas, qual a sua função, quem nelas trabalhava e muito mais”, refere uma nota do MNF.

O programa destaca ainda, no sábado à tarde, a inauguração do sistema de sinalização do circuito do Minicomboio, que “permitirá aos visitantes conhecer o funcionamento e utilização da sinalização ferroviária, que foi implementada a 01 de Maio de 1928 e permaneceu em vigor até 1960”.

No domingo, está marcada para as 11:00 a visita ao Comboio Real, orientada pela responsável do Núcleo de Conservação e Restauro do Museu, salientando o MNF que esta visita só ocorre uma vez por ano e tem um número máximo de participantes, havendo ainda entre as 11:00 e as 12:00, uma visita Tátil ao Museu, entre outras iniciativas.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.