O Museu Municipal Carlos Reis, em Torres Novas, recebeu uma menção honrosa na categoria Salvaguarda, Conservação e Restauro em Património Cultural nos prémios APOM – Associação Portuguesa de Museologia. A entrega dos prémios decorreu a 26 de Maio e o museu destacou-se pela conservação da coleção de arqueologia industrial da Central do Caldeirão.

A requalificação do edifício da antiga Central Hidroelétrica e a criação do novo núcleo foram inauguradas no passado dia 1 de Maio. A coleção de arqueologia industrial original foi intervencionada e recuperada, constituindo agora um repositório de memórias da vila operária de Torres Novas. Para este trabalho, contou-se com os testemunhos dos antigos funcionários da Central e foram salvaguardadas as características arquitetónicas do edifício, bem como a recuperação de maquinaria existente.

A categoria destina-se a premiar projetos nas áreas da salvaguarda, conservação e restauro do património material (património edificado e bens móveis) que valorizem património cultural.

Evidenciam razões de ordem histórica, cultural, estética, social, técnica e científica, utilização de metodologias e técnicas inovadoras e enquadramento ambiental. Abrange ainda projetos no âmbito da salvaguarda e valorização de património cultural imaterial.

Leia também...

Câmara de Santarém promove campanha de sensibilização para adoção de animais do CROAS

A Câmara de Santarém, através do Pelouro do Canil e Gatil Municipal…
Foto: Município de Torres Novas

Torres Novas assinou declaração de compromisso para implementação do Projecto “Bairros Comerciais Digitais”

Decorreu ontem, dia 6 de Setembro, no Palácio da Bolsa, no Porto,…

Patrícia Fonseca é a cabeça-de-lista do CDS às legislativas

A deputada Patrícia Fonseca, presidente da distrital de Santarém do CDS-PP, é…
Foto de arquivo

Câmara do Cartaxo cede terreno para construção de habitação

A Câmara do Cartaxo cedeu um terreno na Quinta das Pratas para…