O Museu Municipal Carlos Reis, em Torres Novas, recebeu uma menção honrosa na categoria Salvaguarda, Conservação e Restauro em Património Cultural nos prémios APOM – Associação Portuguesa de Museologia. A entrega dos prémios decorreu a 26 de Maio e o museu destacou-se pela conservação da coleção de arqueologia industrial da Central do Caldeirão.

A requalificação do edifício da antiga Central Hidroelétrica e a criação do novo núcleo foram inauguradas no passado dia 1 de Maio. A coleção de arqueologia industrial original foi intervencionada e recuperada, constituindo agora um repositório de memórias da vila operária de Torres Novas. Para este trabalho, contou-se com os testemunhos dos antigos funcionários da Central e foram salvaguardadas as características arquitetónicas do edifício, bem como a recuperação de maquinaria existente.

A categoria destina-se a premiar projetos nas áreas da salvaguarda, conservação e restauro do património material (património edificado e bens móveis) que valorizem património cultural.

Evidenciam razões de ordem histórica, cultural, estética, social, técnica e científica, utilização de metodologias e técnicas inovadoras e enquadramento ambiental. Abrange ainda projetos no âmbito da salvaguarda e valorização de património cultural imaterial.

Leia também...

Presidente da ACES demite-se e aponta falta de alinhamento interno

O presidente da Associação Comercial, Empresarial e Serviços (ACES), David Dias, apresentou a sua demissão, justificando a decisão com dificuldades internas, falta de coesão…

Festival Bike Portugal abre portas na próxima sexta-feira  

A 15ª edição do Festival Bike Portugal – Festival Internacional da Bicicleta, Equipamentos e Acessórios e Salão de Ciclismo Profissional, tem início na próxima…

Milhares esperados em Fátima nos dias 12 e 13 no regresso gradual à normalidade

O Santuário de Fátima prepara-se para receber milhares de fiéis para a Peregrinação Internacional Aniversária de Outubro, nos dias 12 e 13, esperando a…

Médio Tejo pede clarificação urgente da situação de Sertã e Vila de Rei

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo quer que a tutela esclareça rapidamente a situação da Sertã e de Vila de Rei, municípios que integravam…