O Museu Municipal Carlos Reis, em Torres Novas, recebeu uma menção honrosa na categoria Salvaguarda, Conservação e Restauro em Património Cultural nos prémios APOM – Associação Portuguesa de Museologia. A entrega dos prémios decorreu a 26 de Maio e o museu destacou-se pela conservação da coleção de arqueologia industrial da Central do Caldeirão.
A requalificação do edifício da antiga Central Hidroelétrica e a criação do novo núcleo foram inauguradas no passado dia 1 de Maio. A coleção de arqueologia industrial original foi intervencionada e recuperada, constituindo agora um repositório de memórias da vila operária de Torres Novas. Para este trabalho, contou-se com os testemunhos dos antigos funcionários da Central e foram salvaguardadas as características arquitetónicas do edifício, bem como a recuperação de maquinaria existente.
A categoria destina-se a premiar projetos nas áreas da salvaguarda, conservação e restauro do património material (património edificado e bens móveis) que valorizem património cultural.
Evidenciam razões de ordem histórica, cultural, estética, social, técnica e científica, utilização de metodologias e técnicas inovadoras e enquadramento ambiental. Abrange ainda projetos no âmbito da salvaguarda e valorização de património cultural imaterial.