O Museu Taurino da Praça de Toiros do Campo Pequeno (agora baptizada “Campo Pequeno – Sagres”) terá fechado para sempre as suas portas, não havendo interesse da empresa de Álvaro Covões na sua manutenção.

O primeiro Museu do Campo Pequeno, inaugurado no ano de 1937, viu o seu espólio misteriosamente desaparecido na década de 1980, quando ali foi empresário o matador de toiros Fernando dos Santos. Entretanto, após as obras de recuperação e de adaptação da Praça de Toiros, foi inaugurado um novo Museu, em Junho de 2015, com espólio cedido pelo Grupo Tauromáquico “Sector 1” e que foi, posteriormente, enriquecido com valiosas peças oferecidas por toureiros e forcados, estando instalado no primeiro andar do torreão direito da Praça de Toiros.

O Museu encerrou em 2020 devido à pandemia da Covid-19, e a empresa Plateia Colossal, de Álvaro Covões, anunciou no site oficial do Campo Pequeno que “logo que seja possível a reabertura do nosso espaço museológico, transmitiremos essa informação”. Até hoje…

Com a expressão tauromáquica reduzida à mínima insignificância na actual programação do “Campo Pequeno – Sagres”, a expectativa é grande em saber o que vai acontecer àquele espólio e qual será a atitude de quem cedeu peças para estarem em exposição no Museu. Naturalmente, haverá sempre o recurso à reversão do espólio cedido, mas o que lhe irá acontecer no futuro?

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…