A Câmara de Ourém atribuiu apoios de 1,3 milhões de euros (ME) à natalidade e infância, anunciou hoje a autarquia do distrito de Santarém, garantindo que a medida é para continuar.

“Quatro anos depois da implementação da medida de apoio à natalidade e infância, o município já atribuiu 1,3 milhões de euros a agregados familiares com residência fiscal em Ourém”, divulgou a autarquia.

Segundo a autarquia, “este apoio destina-se a crianças dos 0 aos 3 anos, nascidas a partir de 01 de janeiro de 2018, e a crianças com idade igual ou inferior a 5 anos e que sejam adotadas, a partir de 01 de janeiro de 2018, por períodos de três anos”.

“De acordo com as condições estabelecidas no regulamento, a comparticipação pode oscilar entre os 500 e os 800 euros/ano, dependendo do rendimento per capita do agregado familiar”, esclareceu.

O montante do apoio é pago em duas tranches e sob a forma de reembolso de despesas elegíveis, referentes à aquisição de bens e serviços destinados à criança, realizadas em estabelecimentos e instituições do concelho.

“Desde a entrada em vigor do apoio até 30 de novembro de 2022, o serviço já recebeu 1.084 candidaturas, das quais 1.079 foram deferidas e cinco indeferidas, num apoio total no montante de 1.316.940 euros desde agosto de 2018”, adiantou o município.

Citado numa nota de imprensa, o presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque (PSD/CDS-PP), afirmou que “esta é uma medida já devidamente implementada e executada no município, que se tem traduzido num grande apoio para as famílias e o balanço é extremamente positivo”.

À agência Lusa, Luís Albuquerque assinalou que esta foi uma promessa eleitoral em 2017, quando foi eleito presidente da autarquia.

“Este tem sido um programa de sucesso a que as pessoas aderem. Já o conhecem e reconhecemos que é um apoio muito importante para os primeiros anos da criança e ajuda à família, sobretudo numa altura difícil”, declarou o autarca, frisando que “há intenção de continuar” com a medida.

Luís Albuquerque realçou ainda os princípios deste programa, o apoio às famílias e à economia local, destacando que a Câmara só aceita despesas realizadas no concelho.

Leia também...

Municipais de Santarém pioneiros na aquisição de ambulância para assistência técnico-sanitária

Os Bombeiros Municipais de Santarém são pioneiros na aquisição de uma Ambulância Mercedes Sprinter 319 CDI para transporte urgente de doentes, preparada para assistência…

Aggraria compra 180 hectares de olival em Santarém

A Aggraria, detida por um fundo de pensões canadiano, comprou 180 hectares de olival em Alcanhões, distrito de Santarém, à Trilho Saloio, que vai…

Movimento Repor Vaqueiros apela à inscrição de eleitores para nova tentativa de desagregação

A população de Vaqueiros, no concelho de Santarém, continua mobilizada na luta pela desagregação da União de Freguesias de Casével e Vaqueiros, depois de…

Correio do Ribatejo no ‘Decisão Nacional’ da RTP Internacional

O director do ‘Correio do Ribatejo’, João Paulo Narciso, é um dos convidados do programa ‘Decisão Nacional’ da RTP Internacional (já gravado) que vai…