A NERSANT sensibilizou uma plateia composta por desempregados, a criar o seu próprio emprego, numa iniciativa do CLDS4G Alcanena. Na sessão, onde estiveram presentes cerca de 40 participantes, a associação empresarial começou por dar a conhecer o seu programa de apoio ao empreendedorismo, explicando que a criação do próprio emprego é uma alternativa viável à procura de emprego por conta de outrem.

Na sessão, esteve em destaque o Empreende XXI, programa que deverá abrir até ao final do ano e que será um apoio muito interessante para quem pretenda investir na criação da sua própria empresa.

A NERSANT explicou na sessão de esclarecimentos que o programa Empreende XXI vai financiar até 85% a criação de empresas por desempregados inscritos no IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional – com ou sem subsídio de desemprego – com um investimento total até 175 mil euros. O apoio divide-se na atribuição de um subsídio não reembolsável até ao limite de 40% do investimento elegível e um empréstimo sem juros, até ao limite de 45%. São elegíveis investimentos em máquinas e equipamentos, mobiliário e outro equipamento de escritório, investimentos em equipamento informático e software, investimentos na área da transição digital (websites, lojas online, gestão e dinamização de redes sociais), despesas com obras de adaptação e remodelação das instalações, aquisição de viaturas (caso sejam indispensáveis para a implementação do projeto) e fundo de maneio referente ao projeto, até 50% do investimento elegível (com o limite de 4.432,00€).

Para além da ajuda financeira para a criação de empresas e à criação do próprio emprego, os beneficiários do programa receberão formação profissional, mentoria e consultoria especializadas na área do empreendedorismo e terão a possibilidade de se instalarem em incubadoras, se necessário. Embora o aviso para candidatura não esteja ainda aberto, a NERSANT está já a receber intenções de participação dos desempregados interessados em constituir a sua própria empresa com o apoio deste programa, uma vez que irá apoiar as candidaturas dos empreendedores da região.

Os empreendedores interessados em começar a prepara a sua candidatura ao Empreende XXI podem submeter a sua ideia de negócio no porta Sítio do Empreendedor, em http://sitiodoempreendedor.nersant.pt/, de modo a que a equipa de apoio ao empreendedorismo da NERSANT possa iniciar os trabalho de apoio ao desenvolvimento do projeto. Para mais informações podem ser obtidas através dos contactos sitiodoempreendedor@nersant.pt ou 249 839 500.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.