NERSANT dinamizou workshop sobre oportunidades de negócio na Economia Circular

Descobrir oportunidades de negócio na Economia Circular foi o tema de um workshop realizado pela NERSANT no dia 10 de Setembro. O tema interessou a várias empresas da região, que compareceram na Startup de Santarém, com o intuito de perceberem como podem vir a rentabilizar e valorizar os resíduos que produzem no âmbito da sua actividade. A abertura e enquadramento deste workshop foi feita pela NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém e pela CIMLT – Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo.
Coube à NERSANT a apresentação do projecto Lezíria+Sustentável, que pretende actuar sobre um conjunto de lacunas e oportunidades identificadas na área da sustentabilidade, criando actividades e ferramentas que contribuam para o reforço da capacidade empresarial das PME’s.

Seguiu-se a apresentação de vários casos concretos protagonizados por empreendedores e por empresas que criaram produtos de valor acrescentado produzidos a partir da utilização de resíduos, na óptica do tema de circularidade “Resíduos são Produtos”, para os setores com relevância na região – em particular para a Agroindústria, a Metalomecânica, Transportes e Logística e Ambiente e Resíduos.

Foi aprofundado o tema da Rentabilidade Sustentável: Oportunidades para o setor do Resíduos, com a apresentação e análise de vários exemplos de empresas internacionais que já fazem este aproveitamento. Todas as empresas participantes neste workshop foram convidadas a participar num exercício prático onde foram desafiadas a encontrar oportunidades dentro dos seus sectores de negócio, tendo sido utilizada a ferramenta da Circular Design Guide para co-criação de oportunidades de circularidade. O objectivo deste exercício foi demonstrar aos participantes que a simbiose entre rentabilidade e sustentabilidade, pode trazer valor acrescido para a actividade empresarial, objectivo que foi plenamente conseguido.

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS