Inaugura no próximo dia 26 de Setembro, pelas 18h00, a exposição que marca o início das comemorações dos ‘150 anos da elevação de Santarém a cidade’, que estará patente ao público na Casa do Brasil até ao dia 06 de Janeiro de 2019.

Dedicada a Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo, 1º Marquês de Sá da Bandeira, inicia esta exposição no dia que se assinala o seu nascimento, em 1795 e termina no dia em que se assinala a sua morte em 1876.

Esta exposição assinala também a data da assinatura do decreto da elevação de Santarém a Cidade, facto que se comemora a 24 de Dezembro e que este ano perfaz 150 anos, tendo as comemorações início com esta exposição e prolongando-se noutras iniciativas a decorrer em 2019, às quais se junta também a Escola Secundária de Sá da Bandeira, que assinala também em 2019 os seus 175 anos.

Sá da Bandeira foi o grande responsável pelo novo estatuto jurídico de Santarém, sendo também patrono da Academia Militar, que colabora com a autarquia escalabitana nesta iniciativa, cedendo algum espólio do Marquês para a exposição. Quem também contribui para a mesma é a família de Sá da Bandeira, nomeadamente Pedro Sá Nogueira, mas também Guedes de Amorim, que vive numa casa que foi do próprio Sá da Bandeira, bem como a Associação Comercial e Empresarial de Santarém, tendo todas estas entidades e personalidades cedido espólio para a iniciativa.

Dividida por três salas, uma dedicada ao Homem, outra ao Militar e Estadista e outra ao Antiesclavagista, a exposição apresenta objectos pessoais, bibliografia diversa, pinturas, esculturas, gravuras e uma parte multimédia com exibição de apresentações e um filme de Pedro António Manique ligado ao contexto histórico e à vida e obra de Sá da Bandeira. Algumas destas peças são inéditas e outras são pela primeira vez mostradas em público.

A exposição pode ser visitada de terça-feira a sábado das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…