A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída na segunda edição do livro electrónico de contos infantis “Children’s Tales from Around the World” lançado pela Expo 2020 Dubai, que devido à pandemia foi adiada para este ano.

Segundo avança o Jornal de Negócios, a iniciativa nasceu de uma parceira Câmara Municipal de Almeirim e a estrutura portuguesa dedicada à exposição mundial nos Emirados Árabes Unidos.

A lenda, que foi adaptada para inglês e conta com os desenhos inéditos da ilustradora Mariana Mattos, associa a gastronomia, a criatividade e o bom humor, com vontade de saber, praticar e partilhar coisas novas. Na adaptação para inglês, o título escolhido é “The Legend of the Stone Soup: A Humble Gastronomic Tale About Sharing”.

PUBLICIDADE

Originalmente, a lenda conta como um frade percorreu as ruas de Almeirim, com uma panela emprestada, para confeccionar uma sopa apenas com uma pedra.

O livro electrónico é uma colecção de 43 histórias com origem em quase duas dezenas de países e dirigidas ao público mais jovem, reunindo “histórias tradicionais e contos folclóricos que celebram as maravilhas do nosso planeta e do espírito humano”.

Pode descarregar aqui a colecção. A lenda da Sopa da Pedra pode ser lida a partir da página 299.

Foto: Ilustração Mariana Mattos

PUBLICIDADE
Leia também...

“Inspiro-me muito nas minhas vivências e nas raízes em Alpiarça“

Joana Almeirante é natural do concelho de Santa Maria da Feira, mas…

VÍDEO | Celestino Graça nasceu há 107 anos!

Cumprem-se neste sábado, dia 9 de Janeiro, cento e sete anos sobre…

Casa de Humberto Delgado em Torres Novas vai ser recuperada

A Casa Memorial Humberto Delgado, no concelho de Torres Novas, vai ser…

Etnografia & Folclore : O namoro noutros tempos (II)

Mesmo em criança, na escola primária ou durante os pequenos afazeres campestres,…