A Noite Europeia dos Investigadores (NEI2024) regressa no dia 27 de setembro com uma programação que visa aproximar o público dos cientistas. O Centro Ciência Viva do Alviela, em Alcanena, integra esta iniciativa com várias actividades gratuitas, das 19h30 às 22h30, que incluem debates e demonstrações científicas.

De acordo com um comunicado de imprensa do Centro Ciência Viva do Alviela, o evento destaca-se pela discussão sobre a importância dos solos na saúde humana, na biodiversidade e na segurança alimentar, com o Café de Ciência “Solos Saudáveis até 2030”. A sessão contará com especialistas como Heloísa Oliveira, Corina Carranca e Filipe Pedra, do INIAV, e Pedro Tereso, da Agrosustentável, sob a moderação de Maria do Céu Godinho, do Instituto Politécnico de Santarém.

Além do debate, o público poderá explorar bancas científicas, com a participação de instituições como o INIAV e a Escola Superior Agrária de Santarém, e um minimercado com produtos locais. A noite terminará com música ao vivo e degustação de produtos da região.

O evento, financiado pela Comissão Europeia, requer inscrição obrigatória.

Leia também...

Câmara de Mação apoia instituições do concelho com material de protecção individual

A Câmara Municipal de Mação adquiriu equipamento adquiriu equipamento de protecção individual (EPI) e está a distribuir pelas instituições do concelho, nomeadamente às IPSS’s,…

Alcanena inaugura requalificação do Mercado de Moitas Venda

A presidente Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira e o presidente da Junta de Freguesia de Moitas Venda, Álvaro Capaz Gonçalves, inauguraram no dia…

Tribunal de Santarém absolve homem acusado de tentativa de homicídio em Fátima

O homem de 39 anos acusado de tentar matar outro, com recurso a uma faca, no exterior de um bar na cidade de Fátima,…

Entrevista: “O desafio de recriar o mundo à escala 1:12 é o que mais me motiva”

  O Museu Rural e do Vinho, n Cartaxo, está de parabéns e preparou uma exposição única para convidar o público a fazer a…