A gruta da Avecasta, em Ferreira do Zêzere, está a ser alvo de uma nova campanha arqueológica, liderada por uma equipa de investigadores e estudantes, na qual já resultou em várias descobertas de material artesanal, revelou hoje o município.

Em declarações à Lusa, José Mateus, arqueólogo e um dos responsáveis pelas escavações, explicou que a campanha visa aprofundar a investigação nos níveis medievais da gruta e expandir as descobertas anteriores.

“A escavação arqueológica decorre há muitos anos, esta é a quarta fase da escavação. A campanha deste ano é uma campanha pequena, com uma equipa pequena, e é muito virada para a escavação dos níveis medievais. O objectivo principal é terminar os níveis medievais, nos pequenos setores que estão a ser intervencionados”, disse o arqueólogo.

Segundo José Mateus, a campanha atual “está a confirmar aquilo que já tinha aparecido em 2022”, com a descoberta de estruturas de fundição e “de forjas muito bem conservadas”, além de vestígios que “revelam uma fase mais artesanal da gruta”.

A equipa, composta por cinco arqueólogos e quatro estudantes de diferentes áreas, tem utilizado novas tecnologias, com recurso a laser, para uma análise mais precisa dos vestígios encontrados.

“Esta gruta está muito bem preservada e nós estamos a utilizar muito as novas tecnologias para facilitar o nosso trabalho e realizar uma análise rigorosa destes vestígios”, contou.

Para além das escavações, a campanha está a preparar o terreno para futuras intervenções nos níveis romanos da gruta, datados do século III d.C.

“No próximo ano, esperamos avançar para os níveis romanos, que estão próximos da área atual de escavação”, adiantou o arqueólogo, revelando ainda que está também a ser equacionada a criação de um museu de sítio, na gruta da Avecasta, com o objectivo de preservar e expor os vestígios arqueológicos descobertos ao longo dos últimos anos.

O museu, disse José Mateus, “tem muito potencial”, embora a ideia enfrente desafios logísticos. 

“Há muito potencial para construir um museu, a única dificuldade é a infraestrutura logística. O mais interessante do museu é o próprio local, porque a gruta é um monumento arqueológico, único em Portugal e talvez no mundo. E o museu vai ser difícil de montar, tem que ser um projecto a pouco e pouco”, reconheceu. 

A campanha arqueológica está a decorrer desde domingo e deverá prolongar-se por uma semana.

“Até domingo os arqueólogos estão disponíveis para visitas aos trabalhos, a visita guiada do mês de Agosto será no próximo sábado, dia 10 de agosto, das 14h00 às 15h00”, lê-se numa nota da Câmara de Ferreira do Zêzere, no distrito de Santarém.

Leia também...

18 detidos em flagrante delito pela GNR

O Comando Territorial de Santarém deteve entre 28 de Janeiro e 3 de Fevereiro, 18 pessoas em flagrante delito na sua maioria por crimes…

Presa preventivamente mulher suspeita de ter esfaqueado os pais em Samora Correia

Uma mulher suspeita de ter esfaqueado os pais, quarta-feira, em Porto Alto, freguesia de Samora Correia, no concelho de Benavente, foi indiciada pela prática…

Santarém recebe espectáculo “De Neanderthal a Sapiens”

Na próxima sexta-feira, dia 30 de agosto, a partir das 21h45, a Praça Marquês Sá da Bandeira (Largo do Seminário) vai ser palco de…

Chamusca recebe espetáculo da fadista Dora Maria e António Pinto Basto

A Chamusca recebe, nos dias 29 de Abril, 17 de Junho e 30 de Setembro, o FestFado Ribatejo, o grande festival do Fado que…