A Sociedade Recreativa Operária de Santarém (S.R.O) inicia um novo ciclo com a tomada de posse da sua nova direção para o próximo biénio (2026-2028), composta pelos seguintes membros: Pedro Filipe Oliveira (presidente); Jéssica Vassalo (vice-presidente); Álvaro Víctor Gomes (tesoureiro); Tiago Vitorino (secretário); João Filipe Barreiro (secretário); José Manuel Paulo (vogal); Ana Catarina Póvoa (vogal); Clara Calisto Curado (suplente).
Sob o lema “SRO Santarém – Cultura (d)e Cidadania”, a nova chefia assume como prioridade “dinamizar e valorizar a rica tradição cultural da Sociedade Recreativa Operária”, promovendo uma prática associativa “alinhada com os desafios sociais e culturais do presente”, refere a mesma em comunicado.
Para além disso, a direção revela ainda que pretende “expandir e consolidar” a oferta cultural da S.R.O., “reforçando o seu papel enquanto referência cultural no concelho de Santarém”.
Nesse sentido, para o próximo biénio, a nova liderança propõe estabelecer parcerias com associações e entidades locais e nacionais, a fim de “diversificar a programação cultural” e “fortalecer a rede cultural da cidade”, considerando as mesmas como “um eixo estratégico essencial”.
A comunicação surge igualmente como “um pilar fundamental” do presente mandato, através de um plano de comunicação estruturado, que integra redes sociais, site e suportes físicos. Uma medida que a nova diretoria considera ser “determinante”, para dar “maior visibilidade” às atividades e eventos da instituição, aproximando esta de “novos públicos” e “reforçando a sua ligação à comunidade”.
Fundada em Maio de 1915 e localizada no Palácio Landal, a S.R.O. tem sido um espaço de encontro entre pessoas, incentivando o debate de ideias, a criatividade, a socialização e o combate ao isolamento, através da arte e da cultura em Santarém, ao longo de mais de um século.
Espaço esse, onde a nova direção acredita ser possível continuar a construir o presente da Sociedade Recreativa Operária de Santarém, como “uma instituição de prestígio cultural e social”.
