Nova época na formação de nadadores do Centro de Alto Rendimento de Rio Maior

Já está a decorrer a nova época de formação no Centro de Alto Rendimento (CAR) de Rio Maior. Este ano, o CAR conta com mais um grupo de jovens de grande qualidade, no Centro Nacional de Preparação de Base para o Alto Rendimento da Natação, que entra no oitavo ano consecutivo em funcionamento.

“Após mais uma temporada em Rio Maior, chegou altura dos nadadores de mais idade saírem e partirem para novos desafios, a treinar noutros locais, onde vão conciliar os estudos superiores e a natação”, refere uma nota do CAR de Rio Maior.

 De referir o caso da nadadora Ana Sousa, que após três anos neste CAR partiu para um desafio nos Estados Unidos. Os resultados positivos têm acontecido com muitos atletas que hoje representam as Selecções Nacionais, resultando de uma aposta da Federação Portuguesa de Natação e de outras entidades, entre as quais o Rio Maior Sports Centre.

PUBLICIDADE

Neste novo grupo, continuam, do ano anterior, os nadadores Ricardo Pereira, Ricardo Silva, Luiz Afonso Lopes, Alexandra Marques e a riomaiorense Mafalda Rosa, da disciplina de águas abertas. Os novos atletas residentes são Maria Pedro Rino, João Pedro Costa, Gustavo Silva, António Paz, Francisco Lopes, Ariana Louro, Joana Silva Alves, Joana Ferreira, Tomás Sarreira, Guilherme Barreto, e Kaio Faftine de Moçambique.

Desta forma o grupo é constituído por 16 nadadores, sendo 10 masculinos e 6 femininos, com enquadramento dos treinadores Bruno Dias, Rodrigo Batista e Nuno Ricardo.

A apresentação desta nova época decorreu no auditório Albino Maria, no passado dia 1 de Setembro, com o Prof. José Sacadura, da Federação Portuguesa de Natação e Diva Cobra, Presidente do Conselho de Administração da Desmor. A equipa de apoio do Rio Maior Sports Centre e o Diretor Técnico Nacional, José Marchado, também estiveram presentes. Este foi também o dia dos atletas e familiares conhecerem a Escola Secundária de Rio Maior, onde já começaram as aulas.

Os treinos já decorrem a grande ritmo, nas várias valências que estes jovens utilizam diariamente, em especial os ginásios, áreas de recuperação de treino e o Complexo de Piscinas.

Este é já um projecto de referência no desporto português, que tem permitido a evolução e afirmação dos melhores nadadores portugueses, resultando de uma parceria entre a Federação Portuguesa de Natação, o Município de Rio Maior, o Rio Maior Sports Centre, a Escola Secundária de Rio Maior, a Fundação do Desporto e o Ministério da Educação através das UAARE – Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS