O novo edifício do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém entrou em funcionamento esta terça-feira, 30 de Julho, em Almeirim.

O CDOS funciona a partir de hoje no novo edifício localizado na zona industrial da cidade, terminado assim a terceira fase do projecto do campus da Proteção Civil. O anterior CDOS, agora desactivado, estava também situado na zona industrial de Almeirim mas em instalações provisórias alugadas.

Neste campus já se encontravam instalados o edifício da Força Especial de Bombeiros (FEB), desde 2015, e a Unidade de Reserva Logística Nacional e Parque de Veículos do Centro Táctico de Comando da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), desde 2017.

O CDOS é uma estrutura descentralizada que mobiliza meios para situações de socorro em acidentes, catástrofes e para o combate a incêndios.

O campus da Proteção Civil com as suas três fases completas custou cerca de dois milhões de euros. As três obras foram financiadas por fundos comunitários, sendo que a ANEPC comprometeu-se a fazer o pagamento da parte que não é financiada pela União Europeia na construção do edifício da FEB. Já nas duas últimas fases do projecto, e por decisão do Governo, a comparticipação dos fundos comunitários foi reforçada e a Câmara de Almeirim pagou apenas 5 por cento de um valor de cerca de 1,4 milhões de euros.

O campus da Proteção Civil fixou em Almeirim cerca de 100 empregos, entre operacionais da Força Especial de Bombeiros e elementos da Proteção Civil.

O edifício tinha inauguração agendada para esta terça-feira, pelas 10h30, mas Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, invocou motivos de agenda para cancelar a cerimónia. Para já ainda não há data prevista para a cerimónia, ficando o município a aguardar que o ministro comunique a sua disponibilidade.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…