Novo edifício do CDOS já funciona em Almeirim

O novo edifício do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém entrou em funcionamento esta terça-feira, 30 de Julho, em Almeirim.

O CDOS funciona a partir de hoje no novo edifício localizado na zona industrial da cidade, terminado assim a terceira fase do projecto do campus da Proteção Civil. O anterior CDOS, agora desactivado, estava também situado na zona industrial de Almeirim mas em instalações provisórias alugadas.

Neste campus já se encontravam instalados o edifício da Força Especial de Bombeiros (FEB), desde 2015, e a Unidade de Reserva Logística Nacional e Parque de Veículos do Centro Táctico de Comando da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), desde 2017.

PUBLICIDADE

O CDOS é uma estrutura descentralizada que mobiliza meios para situações de socorro em acidentes, catástrofes e para o combate a incêndios.

O campus da Proteção Civil com as suas três fases completas custou cerca de dois milhões de euros. As três obras foram financiadas por fundos comunitários, sendo que a ANEPC comprometeu-se a fazer o pagamento da parte que não é financiada pela União Europeia na construção do edifício da FEB. Já nas duas últimas fases do projecto, e por decisão do Governo, a comparticipação dos fundos comunitários foi reforçada e a Câmara de Almeirim pagou apenas 5 por cento de um valor de cerca de 1,4 milhões de euros.

O campus da Proteção Civil fixou em Almeirim cerca de 100 empregos, entre operacionais da Força Especial de Bombeiros e elementos da Proteção Civil.

O edifício tinha inauguração agendada para esta terça-feira, pelas 10h30, mas Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, invocou motivos de agenda para cancelar a cerimónia. Para já ainda não há data prevista para a cerimónia, ficando o município a aguardar que o ministro comunique a sua disponibilidade.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS