O Núcleo Interpretativo Sinagoga de Tomar e Museu Luso-Hebraico Abraão Zacuto vai ser inaugurado na próxima terça-feira, dia 15 de Outubro, pelas 17 horas. Monumento nacional classificado desde 1921, o templo hebraico é um dos monumentos mais visitados de Tomar.

O edifício deve ter sido construído no final da primeira metade do século XV, tendo sido o único edificado para o efeito em Portugal que chegou aos nossos dias. Financiada por uma elite de judeus, próximos da Ordem de Cristo e da família real que a administrava, a construção da Sinagoga seguiu de muito perto o estilo gótico e estava perfeitamente integrada nos sítios usuais para as casas de oração dos judeus: um local recolhido a meio da judiaria.

Após o édito de expulsão dos judeus, o edifício da Sinagoga foi transformado em cadeia do concelho e, mais tarde, em ermida da invocação de S. Bartolomeu. No Séc. XIX chegou a funcionar como celeiro e armazém de mercearias.

Apesar da classificação como monumento em 1921, só dois anos depois é que Samuel Schwarz, judeu polaco investigador da Cultura Hebraica, a salvaria do estado caótico em que se encontrava, adquirindo-a e recuperando-a, tendo vindo a doá-la, em 1939, ao Estado Português para a instalação do Museu Luso-Hebraico Abraão Zacuto.

Leia também...
Foto: DGRSP

Reclusos de Torres Novas cuidam de horta vertical em projecto solidário

Uma horta vertical hoje inaugurada no Estabelecimento Prisional de Torres Novas visa…

Três pessoas assistidas no incêndio em fábrica em Tomar

Empresa emprega cerca de 40 trabalhadores.

Autarca do Cartaxo quer que Governo reconsidere encerramento do comércio local

O presidente da Câmara do Cartaxo contestou hoje o encerramento do pequeno…
Imagem ilustrativa

Bombeiros profissionais desconvocam greve

O Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais (SNBP) desconvocou hoje a greve marcada…