O Núcleo Tauromáquico de Coruche convida a visitar a exposição de longa duração “Tauromaquia de Coruche – História, Arte, Tradição” – um esboço da História da tauromaquia de Coruche – e a exposição do acervo do cavaleiro tauromáquico António Luiz Lopes, decorrente da acção de Rafael Pena Monteiro, neto do cavaleiro, que confiou ao Museu o seu depósito.

Pensado desde o seu início como um projecto integrado e contínuo, o Núcleo leva a cabo investigação e trabalho pautado por inventariar, registar, estudar e, finalmente, apresentar o património tauromáquico do Concelho. A recolha e a inventariação de documentos gráficos permitem despertar memórias e acontecimentos, bem como localizar, no espaço e no tempo, os percursos dos intervenientes quando, por exemplo, um cartaz nos revela uma data de alternativa.

 Por sua vez, objectos como o troféu de uma temporada ou de uma corrida materializam momentos fundamentais mas também quotidianos que são traduzidos fisicamente por selas e estribos, bandarilhas, capotes ou uma tourinha. É na intersecção de todos estes conjuntos de elementos observáveis que se destila o conhecimento sobre os próprios e sobre a História da tauromaquia em e de Coruche.

| Abertura ao público |

    • De terça-feira a sábado, no horário do Museu Municipal. Encerra a domingos, segundas-feiras e feriados, excepto de 15 e 17 de Agosto (feriado municipal).

| Horário |

Verão: Das 10h30 às 13 horas e das 14h30 às 18 horas;

Inverno: Das 9h30 às 13 horas e das 14h30 às 17 horas.

Leia também...

Protesto de polícias mantém-se no distrito

Cerca de uma centena de polícias concentrou-se ontem em frente à Escola…

José Ornelas nomeado novo bispo de Leiria-Fátima

José Ornelas, bispo de Setúbal e actual presidente da Conferência Episcopal Portuguesa…

Município de Santarém reúne com Embaixador do Brasil

Raimundo Carreiro Silva, Embaixador do Brasil em Portugal recebeu no dia 13…

Marinhais recebeu espetáculo de música e teatro

O Largo da República, em Marinhais, recebeu no passado sábado, dia 15…