Deixou-nos hoje, aos 86 anos de idade, o grande Folclorista e bom Amigo Joaquim Lopes Santana, dos Riachos.

A sua acção no Rancho Folclórico “Os Camponeses” da Casa do Povo dos Riachos, de que foi fundador no já longínquo ano de 1958 e que dirigiu ininterruptamente durante 61 anos; a inexcedível colaboração que prestou à Federação do Folclore Português – tendo exercido funções na Mesa da Assembleia-geral e como Conselheiro Técnico Regional, do Ribatejo e dos Templários; o elevado contributo que deu à Região de Turismo dos Templários, cuja Comissão Executiva integrou; e o imenso empenho que colocou na constituição do Museu Agrícola dos Riachos, são testemunhos inesquecíveis de uma dedicação inteira às coisas da nossa Cultura Tradicional e ao Regionalismo.

A forma como soube conduzir os destinos do Rancho “Os Camponeses” dos Riachos, que é um dos mais representativos do Ribatejo e um dos que mais vezes representou o Folclore Português além-fronteiras, tendo evidenciado uma capacidade singular para promover diálogos entre o Folclore e outras expressões artísticas e culturais, é a demonstração de uma grande lucidez e de um espírito muito culto e aberto.

Joaquim Santana contribuiu muito decisivamente para elevar o conhecimento técnico sobre o Folclore, através dos importantes colóquios que organizava por ocasião das Festas de Aniversário de “Os Camponeses”, em que marcavam presença inúmeros folcloristas de todo o país.

Nesta circunstância tão dolorosa e inesperada, queremos apresentar a expressão das mais sentidas condolências à sua Família, nomeadamente a sua Esposa, D. Maria José, e a seus Filhos, Gabriela e Paulo, e aos seus netos. Igualmente é devida uma palavra de muita solidariedade a Todos os antigos e actuais Componentes e Directores do Rancho Folclórico “Os Camponeses” da Casa do Povo de Riachos.

Que descanse em Paz! Dê-lhe Deus o Eterno Descanso!

Leia também...

Município da Chamusca associa-se à campanha solidária “Dê Troco a Quem Precisa”

O Município Chamusca volta a associar-se à campanha solidária de angariação de fundos “Dê troco a quem precisa”, promovida pela Associação Dignitude. A campanha…

Homem dado como desaparecido resgatado com vida pela GNR

A Guarda Nacional Republicana resgatou com vida um homem de 63 anos que tinha sido dado como desaparecido de um lar de idosos na…

Câmara de Abrantes condenada a pagar subsídio de turno a bombeiros municipais

A Câmara de Abrantes foi condenada pelo Tribunal de Leiria ao pagamento de subsídio de turno aos operacionais do corpo de Bombeiros Municipais, entretanto…

Chamusca acolhe projecto que quer ser referência no restauro, conservação e musealização

A Casa do Moscadim, na Chamusca, acolhe, a partir de hoje, um projecto museológico e patrimonial que pretende ser uma “referência em restauro, conservação…