Deixou-nos hoje, aos 86 anos de idade, o grande Folclorista e bom Amigo Joaquim Lopes Santana, dos Riachos.
A sua acção no Rancho Folclórico “Os Camponeses” da Casa do Povo dos Riachos, de que foi fundador no já longínquo ano de 1958 e que dirigiu ininterruptamente durante 61 anos; a inexcedível colaboração que prestou à Federação do Folclore Português – tendo exercido funções na Mesa da Assembleia-geral e como Conselheiro Técnico Regional, do Ribatejo e dos Templários; o elevado contributo que deu à Região de Turismo dos Templários, cuja Comissão Executiva integrou; e o imenso empenho que colocou na constituição do Museu Agrícola dos Riachos, são testemunhos inesquecíveis de uma dedicação inteira às coisas da nossa Cultura Tradicional e ao Regionalismo.
A forma como soube conduzir os destinos do Rancho “Os Camponeses” dos Riachos, que é um dos mais representativos do Ribatejo e um dos que mais vezes representou o Folclore Português além-fronteiras, tendo evidenciado uma capacidade singular para promover diálogos entre o Folclore e outras expressões artísticas e culturais, é a demonstração de uma grande lucidez e de um espírito muito culto e aberto.
Joaquim Santana contribuiu muito decisivamente para elevar o conhecimento técnico sobre o Folclore, através dos importantes colóquios que organizava por ocasião das Festas de Aniversário de “Os Camponeses”, em que marcavam presença inúmeros folcloristas de todo o país.
Nesta circunstância tão dolorosa e inesperada, queremos apresentar a expressão das mais sentidas condolências à sua Família, nomeadamente a sua Esposa, D. Maria José, e a seus Filhos, Gabriela e Paulo, e aos seus netos. Igualmente é devida uma palavra de muita solidariedade a Todos os antigos e actuais Componentes e Directores do Rancho Folclórico “Os Camponeses” da Casa do Povo de Riachos.
Que descanse em Paz! Dê-lhe Deus o Eterno Descanso!