A Câmara Municipal de Santarém adjudicou e assinou o auto de consignação da empreitada de qualificação do espaço exterior na traseira da Praceta Bento de Jesus Caraça, no dia 25 de Maio, à empresa Carlos Gil – Obras Públicas, Construção Civil e Montagens Eléctricas, Lda.

A obra vai custar aos cofres camarários 193.981,16 euros e tem um prazo de execução de 90 dias.

Segundo o município, o objectivo é criar um espaço de convívio para os habitantes do bairro, gerador de uma vida urbana sustentável, espaço de encontro e de descompressão, de promoção de uma nova vivência diária que permita actividades de recreio. Um espaço multigeracional que participe na vida urbana de Santarém.

A requalificação daquele espaço terá uma zona verde, num espaço onde as flores são o elemento preponderante, com um número elevado de espécies que se misturam e exibem ao longo do ano, as suas cores, texturas e cheiros.

Uma linha de olaias vai separar o espaço do estacionamento adjacente, de modo a proporcionar mais intimidade e conforto. Esta intervenção contempla ainda a plantação de mais árvores, como plátanos, ginkgos e ácers e a construção duma nova escadaria, proposta no extremo Norte da área, de modo a possibilitar uma ligação à zona verde.

O elemento central da intervenção é um largo eixo pedonal que surge na continuidade dos passeios da Praceta Bento de Jesus Caraça, expandindo-se para uma área de passeio e estadia que termina num pequeno anfiteatro sobre uma plataforma relvada. Ao longo do passeio, a sombra das árvores, a envolvência das áreas verdes e os bancos convidam a parar e a desfrutar do espaço.

Leia também...

Municipais de Santarém debaixo de fogo: Vídeo polémico pode acabar nas malhas da justiça

Os bombeiros Municipais de Santarém ponderam apresentar queixa no Ministério Público contra…
Foto de Arquivo

Agente da PSP agredido por homem de 60 anos em Santarém

Um homem de 60 anos foi detido após agredir uma agente da…

A geografia da COVID – um olhar

Texto da edição impressa de 19 de Junho Com preocupação, mas sem…

Deco alerta para deterioração da qualidade de vida de idosos em lares

Dois estudos da Deco/Proteste sobre idosos em lares alertam para o tempo de espera…