A Câmara Municipal de Santarém adjudicou e assinou o auto de consignação da empreitada de qualificação do espaço exterior na traseira da Praceta Bento de Jesus Caraça, no dia 25 de Maio, à empresa Carlos Gil – Obras Públicas, Construção Civil e Montagens Eléctricas, Lda.

A obra vai custar aos cofres camarários 193.981,16 euros e tem um prazo de execução de 90 dias.

Segundo o município, o objectivo é criar um espaço de convívio para os habitantes do bairro, gerador de uma vida urbana sustentável, espaço de encontro e de descompressão, de promoção de uma nova vivência diária que permita actividades de recreio. Um espaço multigeracional que participe na vida urbana de Santarém.

A requalificação daquele espaço terá uma zona verde, num espaço onde as flores são o elemento preponderante, com um número elevado de espécies que se misturam e exibem ao longo do ano, as suas cores, texturas e cheiros.

Uma linha de olaias vai separar o espaço do estacionamento adjacente, de modo a proporcionar mais intimidade e conforto. Esta intervenção contempla ainda a plantação de mais árvores, como plátanos, ginkgos e ácers e a construção duma nova escadaria, proposta no extremo Norte da área, de modo a possibilitar uma ligação à zona verde.

O elemento central da intervenção é um largo eixo pedonal que surge na continuidade dos passeios da Praceta Bento de Jesus Caraça, expandindo-se para uma área de passeio e estadia que termina num pequeno anfiteatro sobre uma plataforma relvada. Ao longo do passeio, a sombra das árvores, a envolvência das áreas verdes e os bancos convidam a parar e a desfrutar do espaço.

Leia também...

10 profissionais de saúde infectados no Hospital de Abrantes

O Hospital de Abrantes tem 10 casos positivos de covid-19 entre os profissionais de saúde, estando todos em isolamento profiláctico domiciliário. Em comunicado, o…

Santuário de Fátima retoma no sábado celebrações com presença de peregrinos

O Santuário de Fátima vai retomar as celebrações com a presença de peregrinos a partir de sábado, 30 de Maio, garantindo as condições de…

Orquestra Típica Scalabitana – Um grupo bem afinado

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo A Orquestra Típica Scalabitana formou-se em 1946, mas foi em Março de 1947 que se integrou…

Suspeitos de assaltos a mais de 80 multibancos conhecem sentença na terça-feira

 O Tribunal de Coimbra lê na terça-feira a sentença a 13 arguidos suspeitos de terem furtado mais de dois milhões de euros, em ataques…