A Câmara Municipal de Santarém adjudicou e assinou o auto de consignação da empreitada de qualificação do espaço exterior na traseira da Praceta Bento de Jesus Caraça, no dia 25 de Maio, à empresa Carlos Gil – Obras Públicas, Construção Civil e Montagens Eléctricas, Lda.

A obra vai custar aos cofres camarários 193.981,16 euros e tem um prazo de execução de 90 dias.

Segundo o município, o objectivo é criar um espaço de convívio para os habitantes do bairro, gerador de uma vida urbana sustentável, espaço de encontro e de descompressão, de promoção de uma nova vivência diária que permita actividades de recreio. Um espaço multigeracional que participe na vida urbana de Santarém.

A requalificação daquele espaço terá uma zona verde, num espaço onde as flores são o elemento preponderante, com um número elevado de espécies que se misturam e exibem ao longo do ano, as suas cores, texturas e cheiros.

Uma linha de olaias vai separar o espaço do estacionamento adjacente, de modo a proporcionar mais intimidade e conforto. Esta intervenção contempla ainda a plantação de mais árvores, como plátanos, ginkgos e ácers e a construção duma nova escadaria, proposta no extremo Norte da área, de modo a possibilitar uma ligação à zona verde.

O elemento central da intervenção é um largo eixo pedonal que surge na continuidade dos passeios da Praceta Bento de Jesus Caraça, expandindo-se para uma área de passeio e estadia que termina num pequeno anfiteatro sobre uma plataforma relvada. Ao longo do passeio, a sombra das árvores, a envolvência das áreas verdes e os bancos convidam a parar e a desfrutar do espaço.

Leia também...

32 requerentes de asilo infectados transferidos para a Unidade Militar de Santa Margarida

32 dos 56 últimos requerentes de asilo que se encontravam em quarentena na Base Aérea da Ota, em Alenquer, foram transferidos na quarta-feira, 20…

Irmãos de Rio Maior em prisão preventiva por violência doméstica contra a mãe

Dois irmãos, de 49 e 51 anos, estão em prisão preventiva, depois de terem sido detidos, no concelho de Rio Maior, pelo crime de…

Investigadores encontram primeiras evidências de fogo controlado na Gruta da Aroeira em Torres Novas

Uma nova investigação em que participam investigadores do Centro de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (UNIARQ), publicada esta terça-feira, 21…

Inaugurada exposição “As Pedras São Testemunhas Silenciosas” [C/VÍDEO]

  Ontem, Santarém saiu à rua para assistir à abertura da exposição “As Pedras São Testemunhas Silenciosas”, uma exposição colectiva com trabalhos de Carlos…