Obra de requalificação da Praceta Bento de Jesus Caraça em Santarém avança

A Câmara Municipal de Santarém adjudicou e assinou o auto de consignação da empreitada de qualificação do espaço exterior na traseira da Praceta Bento de Jesus Caraça, no dia 25 de Maio, à empresa Carlos Gil – Obras Públicas, Construção Civil e Montagens Eléctricas, Lda.

A obra vai custar aos cofres camarários 193.981,16 euros e tem um prazo de execução de 90 dias.

Segundo o município, o objectivo é criar um espaço de convívio para os habitantes do bairro, gerador de uma vida urbana sustentável, espaço de encontro e de descompressão, de promoção de uma nova vivência diária que permita actividades de recreio. Um espaço multigeracional que participe na vida urbana de Santarém.

PUBLICIDADE

A requalificação daquele espaço terá uma zona verde, num espaço onde as flores são o elemento preponderante, com um número elevado de espécies que se misturam e exibem ao longo do ano, as suas cores, texturas e cheiros.

Uma linha de olaias vai separar o espaço do estacionamento adjacente, de modo a proporcionar mais intimidade e conforto. Esta intervenção contempla ainda a plantação de mais árvores, como plátanos, ginkgos e ácers e a construção duma nova escadaria, proposta no extremo Norte da área, de modo a possibilitar uma ligação à zona verde.

O elemento central da intervenção é um largo eixo pedonal que surge na continuidade dos passeios da Praceta Bento de Jesus Caraça, expandindo-se para uma área de passeio e estadia que termina num pequeno anfiteatro sobre uma plataforma relvada. Ao longo do passeio, a sombra das árvores, a envolvência das áreas verdes e os bancos convidam a parar e a desfrutar do espaço.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS