“Águias de Alpiarça” comemoram 96 anos ao serviço do desporto

Quando se fala de desporto em Alpiarça, tem que se fazer sempre referência ao Clube Desportivo “Os Águias”, a colectividade mais representativa do concelho em termos desportivos. Fundado em 01 de Outubro de 1922, iniciou este mês as comemorações do seu 96º aniversário.

Estas comemorações estendem-se a todo o mês de Outubro, tendo iniciado no passado domingo, dia 30 de Setembro, com uma prova de Trail. Na noite da segunda-feira, 01 de Outubro, a sede do clube recebeu alguns dos sócios para juntos “soprarem as velas” e darem início oficial a estas comemorações. Um “momento histórico”, como referiu João Florêncio, presidente da Assembleia Geral dos “Águias”, pela junção das duas colectividades com maior expressão no concelho: “Os Águias” e a Sociedade Filarmónica Alpiarcense 1º de Dezembro (SFA), uma vez que o momento foi abrilhantado pela Bandinha da mesma, o que noutros tempos era “impensável” acontecer.

Nesta noite de festa, vários dirigentes do clube juntaram-se para celebrar este caminho “rumo ao centenário”, lembrando todos os que ao longo destes 96 anos de história têm levado, “de águia ao peito”, o nome de Alpiarça mais além.

Embora tenha tido no seu historial e actualmente muitas modalidades em actividade, é por tradição um clube muito conhecido a nível nacional, pelas brilhantes vitórias conseguidas no ciclismo, e a nível regional pela prática do futebol. Nas paredes da sede do clube pode ler-se a história quase centenária e recordar antigas glórias. Ao centro da sala podem ver-se actuais equipamentos das várias modalidades, fazendo este conjunto parte da exposição comemorativa destes 96 anos, também inaugurada na noite daquela segunda-feira.

Luísa Gargalo, presidente do C. D. “Os Águias”, em declarações ao Correio do Ribatejo, apontou como desejo da sua direcção a motivação e junção de todos os 1370 sócios, pois o seu contributo e motivação são fundamentais para o crescimento do clube e para colmatar as necessidades que o mesmo tem de superar, nomeadamente as obras no pavilhão, que são uma prioridade. A união dos sócios e a sua participação são por isso fundamentais, apela.

Esta época o clube conta com 16 modalidades, que vão desde o ciclismo ao futebol, passando pela natação, triatlo, ginástica, dança, karaté, atletismo, aventura, entre outras. Com vários atletas federados, a competir ao nível regional, nacional e até internacional, o clube conta também com bastantes atletas nas modalidades de lazer, perfazendo um total de cerca de 900 atletas na presente época.

Mas nem só de desporto vive o clube. As suas áreas de actuação estendem-se por exemplo aos seniores, com a Universidade Sénior de Alpiarça a ser uma das dependências dos Águias, bem como os serviços que funcionam na sua sede, como o café e a venda de jornais, revistas e jogos Santa Casa, entre outros. É uma colectividade sempre ligada ao desporto, mas que serve toda a comunidade.

Actividades comemorativas a decorrer até 31 de Outubro

Com um mês replecto de actividades para assinalar este aniversário, Luísa Gargalo destaca algumas delas, frisando que todas são importantes. Para a presidente, a tarde infantil com insufláveis (15h30) e a maratona de fitness (15h00 às 19h00) já hoje, dia 05; a canoagem na Barragem dos Patudos amanhã, sábado, dia 06 (15h00) e a aula de hidrofit nas Piscinas Municipais (11h00), com algumas novidades ao nível de equipamentos disponíveis; o encontro de actuais e antigos ciclistas, no próximo dia 13 (9h00); o Sarau de ginástica no dia 20 (15h30), com outros clubes da região como convidados; o convívio das velhas guardas do futebol no dia 21 (10h30); o jantar de gala no dia 27 (20h00) e o convívio de Vespas no dia 14 (10h00), são os principais destaques.

As comemorações deste aniversário encerram na manhã de dia 28 de Outubro, a partir das 11h00, com um flashmob que vai juntar todos os atletas e população no Largo junto à sede do clube.

info, , , ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS