Quando se fala de desporto em Alpiarça, tem que se fazer sempre referência ao Clube Desportivo “Os Águias”, a colectividade mais representativa do concelho em termos desportivos. Fundado em 01 de Outubro de 1922, iniciou este mês as comemorações do seu 96º aniversário.

Estas comemorações estendem-se a todo o mês de Outubro, tendo iniciado no passado domingo, dia 30 de Setembro, com uma prova de Trail. Na noite da segunda-feira, 01 de Outubro, a sede do clube recebeu alguns dos sócios para juntos “soprarem as velas” e darem início oficial a estas comemorações. Um “momento histórico”, como referiu João Florêncio, presidente da Assembleia Geral dos “Águias”, pela junção das duas colectividades com maior expressão no concelho: “Os Águias” e a Sociedade Filarmónica Alpiarcense 1º de Dezembro (SFA), uma vez que o momento foi abrilhantado pela Bandinha da mesma, o que noutros tempos era “impensável” acontecer.

Nesta noite de festa, vários dirigentes do clube juntaram-se para celebrar este caminho “rumo ao centenário”, lembrando todos os que ao longo destes 96 anos de história têm levado, “de águia ao peito”, o nome de Alpiarça mais além.

Embora tenha tido no seu historial e actualmente muitas modalidades em actividade, é por tradição um clube muito conhecido a nível nacional, pelas brilhantes vitórias conseguidas no ciclismo, e a nível regional pela prática do futebol. Nas paredes da sede do clube pode ler-se a história quase centenária e recordar antigas glórias. Ao centro da sala podem ver-se actuais equipamentos das várias modalidades, fazendo este conjunto parte da exposição comemorativa destes 96 anos, também inaugurada na noite daquela segunda-feira.

Luísa Gargalo, presidente do C. D. “Os Águias”, em declarações ao Correio do Ribatejo, apontou como desejo da sua direcção a motivação e junção de todos os 1370 sócios, pois o seu contributo e motivação são fundamentais para o crescimento do clube e para colmatar as necessidades que o mesmo tem de superar, nomeadamente as obras no pavilhão, que são uma prioridade. A união dos sócios e a sua participação são por isso fundamentais, apela.

Esta época o clube conta com 16 modalidades, que vão desde o ciclismo ao futebol, passando pela natação, triatlo, ginástica, dança, karaté, atletismo, aventura, entre outras. Com vários atletas federados, a competir ao nível regional, nacional e até internacional, o clube conta também com bastantes atletas nas modalidades de lazer, perfazendo um total de cerca de 900 atletas na presente época.

Mas nem só de desporto vive o clube. As suas áreas de actuação estendem-se por exemplo aos seniores, com a Universidade Sénior de Alpiarça a ser uma das dependências dos Águias, bem como os serviços que funcionam na sua sede, como o café e a venda de jornais, revistas e jogos Santa Casa, entre outros. É uma colectividade sempre ligada ao desporto, mas que serve toda a comunidade.

Actividades comemorativas a decorrer até 31 de Outubro

Com um mês replecto de actividades para assinalar este aniversário, Luísa Gargalo destaca algumas delas, frisando que todas são importantes. Para a presidente, a tarde infantil com insufláveis (15h30) e a maratona de fitness (15h00 às 19h00) já hoje, dia 05; a canoagem na Barragem dos Patudos amanhã, sábado, dia 06 (15h00) e a aula de hidrofit nas Piscinas Municipais (11h00), com algumas novidades ao nível de equipamentos disponíveis; o encontro de actuais e antigos ciclistas, no próximo dia 13 (9h00); o Sarau de ginástica no dia 20 (15h30), com outros clubes da região como convidados; o convívio das velhas guardas do futebol no dia 21 (10h30); o jantar de gala no dia 27 (20h00) e o convívio de Vespas no dia 14 (10h00), são os principais destaques.

As comemorações deste aniversário encerram na manhã de dia 28 de Outubro, a partir das 11h00, com um flashmob que vai juntar todos os atletas e população no Largo junto à sede do clube.

Leia também...

Atleta do Santarém Basket Clube morre aos 13 anos de idade

Henrique Francisco, atleta do Santarém Basket Clube, faleceu no passado domingo, 11…

Atleta do Vale de Santarém assina contrato profissional com o SL Benfica

Henrique Sá iniciou o seu percurso desportivo no SL Cartaxo.

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Par de Santarém conquista recorde para Portugal no Campeonato do Mundo das 10Danças

O par Francisco Ramos & Leonor Gonçalves conquistou o 13º lugar na…