O trânsito vai estar condicionado entre Amiais de Cima e Alcanena, a partir de segunda-feira, durante aproximadamente 12 dias, devido às obras de requalificação da Estrada Regional 361 (ER361).
Segundo um comunicado da Infraestruturas de Portugal (IP), “será necessário efectuar um desvio de trânsito para a execução dos trabalhos previstos”.
Durante este período, só será permitida a circulação na estrada que liga a localidade de Monsanto a Alcanena (a ER361) a moradores, veículos de emergência, veículos de transportes públicos, camarários, e veículos de recolha de lixo.
Como alternativas a esta estrada, a IP sugere que “o trânsito proveniente da localidade de Amiais de Cima se faça em direcção a Amiais de Baixo, ao km 59,275 da ER361, e siga, através da Estrada Municipal 1442, em direcção de Alcanena”.
Além disso, “o trânsito proveniente da localidade de Alcanena deverá ser desviado em direcção a Pernes, na rotunda da localidade de São Pedro, ao km 68,9 da ER361, e depois, seguir pela Estrada Municipal 1442 em direcção a Amiais de Baixo”.
O investimento na requalificação desta estrada é de 3,2 milhões de euros e tem um prazo de execução de 330 dias.
A empreitada prevê a intervenção em cerca de sete quilómetros e tem como objectivo “a melhoria dos níveis de mobilidade e segurança da ER361, que se constitui como um dos principais eixos rodoviários de ligação entre Alcanena e Rio Maior”, no distrito de Santarém.
De acordo com a mesma fonte, estas obras vão resultar na “rectificação de traçado em dois lanços localizados antes e depois da localidade de Monsanto, na beneficiação geral do restante troço, através da execução de intervenções relevantes ao nível do pavimento, na reformulação de intersecções, na readequação e substituição do sistema de sinalização e equipamentos de segurança existentes e na reabilitação ou substituição do sistema de drenagem”.