A exposição relativa à RAS#6 – Residência Artística de Santarém que decorreu no Centro Cultural Regional de Santarém (CCRS), de 16 a 22 de Dezembro, foi ontem inaugurada.

A Residência contou a participação de oito artistas – André Esteves, André Gomes, Filipa Carmo, Marta Madeira, Sofia Martins, Tiago Oliveira, Rodrigo Fernandes e Victoria Halchenko – e João Maria Ferreira co-organizador do RAS, juntamente com o CCRS.

Na sua sexta edição, subordinada ao tema “Tempo”, desenvolveu um mural que pode ser visitado no pátio daquele Centro, tal como as restantes obras que estão patentes no CCRS até 12 de Janeiro.

A Residência é um trabalho colaborativo entre os artistas plásticos e utentes de diferentes instituições da cidade, entre as quais, a Santa Casa da Misericórdia, a Oficina de Arte Bruta Inclusiva do Hospital Distrital e um Workshop de Urban Sketching, com Rita Manique.

Segundo João Maria Ferreira, da organização da RAS, “o objectivo deste projecto é juntar artistas de diferentes áreas, pintura, ilustração, música, cinema, fotografia, literatura, entre outras, com o intuito de fomentar a criações de um projecto conjunto que culminará com uma exposição final, uma revista digital e uma intervenção de arte urbana”.

Para o coordenador da RAS, o importante do projecto é conseguir “atrair jovens talentos, mexer com a cidade, mostrar trabalho que possa esmurrar, com meiguice, os habitantes da cidade bem como todos aqueles que assim o sentirem”, conclui.

A inauguração da exposição contou com apontamentos musicais por elementos do Grupo de Guitarra e Canto do Centro Cultural de Santarém.

Leia também...

Novembro convida à descoberta da força das imagens no Cartaxo

A sala de cinema do Centro Cultural do Cartaxo volta a ser, às sextas à noite, sempre às 22h00, território para o cinema de…

Alcanena recebe exposição sobre o interior do olho humano

O Centro Ciência Viva do Alviela, em Alcanena, recebe a partir de 29 de Setembro, a exposição “Visões – O interior do Olho Humano”,…

Igreja de São João de Alporão volta a abrir ao público

Após mais de uma década encerrada, a Igreja de São João de Alporão, em Santarém, reabre as suas portas amanhã, dia 22 de Novembro,…

“É no momento da escrita que me sinto mais livre”

“Fora de Jogo” marca a estreia literária de André Silva. O livro conta-nos a história de um adepto de futebol fanático e, durante toda…