A exposição relativa à RAS#6 – Residência Artística de Santarém que decorreu no Centro Cultural Regional de Santarém (CCRS), de 16 a 22 de Dezembro, foi ontem inaugurada.

A Residência contou a participação de oito artistas – André Esteves, André Gomes, Filipa Carmo, Marta Madeira, Sofia Martins, Tiago Oliveira, Rodrigo Fernandes e Victoria Halchenko – e João Maria Ferreira co-organizador do RAS, juntamente com o CCRS.

Na sua sexta edição, subordinada ao tema “Tempo”, desenvolveu um mural que pode ser visitado no pátio daquele Centro, tal como as restantes obras que estão patentes no CCRS até 12 de Janeiro.

A Residência é um trabalho colaborativo entre os artistas plásticos e utentes de diferentes instituições da cidade, entre as quais, a Santa Casa da Misericórdia, a Oficina de Arte Bruta Inclusiva do Hospital Distrital e um Workshop de Urban Sketching, com Rita Manique.

Segundo João Maria Ferreira, da organização da RAS, “o objectivo deste projecto é juntar artistas de diferentes áreas, pintura, ilustração, música, cinema, fotografia, literatura, entre outras, com o intuito de fomentar a criações de um projecto conjunto que culminará com uma exposição final, uma revista digital e uma intervenção de arte urbana”.

Para o coordenador da RAS, o importante do projecto é conseguir “atrair jovens talentos, mexer com a cidade, mostrar trabalho que possa esmurrar, com meiguice, os habitantes da cidade bem como todos aqueles que assim o sentirem”, conclui.

A inauguração da exposição contou com apontamentos musicais por elementos do Grupo de Guitarra e Canto do Centro Cultural de Santarém.

Leia também...

Almeirim tem poesia espalhada pelas ruas

A Biblioteca Marquesa de Cadaval, em Almeirim, organizou um iniciativa para levar a Poesia mais perto da população, através da montagem de “estendais de…

Parque Municipal da Chamusca recebe tertúlia musical

O anfiteatro do Parque Municipal da Chamusca, no centro da vila, acolhe na próxima sexta-feira, dia 05 de Agosto, pelas 21H00, a tertúlia musical…

Academia Portuguesa da História homenageia Joaquim Veríssimo Serrão

O historiador Joaquim Veríssimo Serrão, que morreu em Agosto do ano passado, aos 95 anos, é homenageado no dia 30 de Junho pela Academia…

Recriação de uma romaria de 1900 em Tomar

O Conselho Técnico da Federação do Folclore Português da Região do Alto Ribatejo e o Município de Tomar levam a efeito em Tomar, a…