A exposição relativa à RAS#6 – Residência Artística de Santarém que decorreu no Centro Cultural Regional de Santarém (CCRS), de 16 a 22 de Dezembro, foi ontem inaugurada.

A Residência contou a participação de oito artistas – André Esteves, André Gomes, Filipa Carmo, Marta Madeira, Sofia Martins, Tiago Oliveira, Rodrigo Fernandes e Victoria Halchenko – e João Maria Ferreira co-organizador do RAS, juntamente com o CCRS.

Na sua sexta edição, subordinada ao tema “Tempo”, desenvolveu um mural que pode ser visitado no pátio daquele Centro, tal como as restantes obras que estão patentes no CCRS até 12 de Janeiro.

A Residência é um trabalho colaborativo entre os artistas plásticos e utentes de diferentes instituições da cidade, entre as quais, a Santa Casa da Misericórdia, a Oficina de Arte Bruta Inclusiva do Hospital Distrital e um Workshop de Urban Sketching, com Rita Manique.

Segundo João Maria Ferreira, da organização da RAS, “o objectivo deste projecto é juntar artistas de diferentes áreas, pintura, ilustração, música, cinema, fotografia, literatura, entre outras, com o intuito de fomentar a criações de um projecto conjunto que culminará com uma exposição final, uma revista digital e uma intervenção de arte urbana”.

Para o coordenador da RAS, o importante do projecto é conseguir “atrair jovens talentos, mexer com a cidade, mostrar trabalho que possa esmurrar, com meiguice, os habitantes da cidade bem como todos aqueles que assim o sentirem”, conclui.

A inauguração da exposição contou com apontamentos musicais por elementos do Grupo de Guitarra e Canto do Centro Cultural de Santarém.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Associação ‘Praça Maior’ fecha gestão da Praça de Touros ‘Celestino Graça’ com sentido de missão cumprida

A Associação “Praça Maior”, responsável pela organização das corridas de toiros na…