A requalificação da principal via de entrada de peregrinos a pé em Fátima, a designada estrada da Loureira, começa nos próximos dias, num investimento de cerca de 1,8 milhões de euros.

“A obra física começa nos próximos dias”, afirmou Luís Albuquerque, presidente da Câmara de Ourém, à agência Lusa, considerando esta uma “obra fundamental para Fátima e para quem visita a cidade”.

Luís Albuquerque reconheceu que se trata da concretização de uma obra de que “já se fala há muitos anos, mas que só agora é possível fazer”, referindo que, desde o início do actual mandato, no final de 2017, o município “tem vindo a trabalhar no projeto e depois no lançamento do concurso”.

Hoje, nos Paços do Concelho de Ourém, decorreu a assinatura do auto de consignação da empreitada, a requalificação da Estrada Municipal 357, no troço entre a rotunda Norte, em Fátima, e o limite do concelho com Leiria.

Segundo Luís Albuquerque, trata-se uma intervenção ao longo de um quilómetro que, além de um pavimento novo, vai ter passeios largos e “uma distância de sete metros entre passeios, com iluminação e mobiliário urbano adequados”, contemplando também trabalhos nas infra-estruturas de água, saneamento e telecomunicações.

“Vai ficar uma via moderna e preparada para dar condições de segurança aos peregrinos no percurso dos últimos metros até ao Santuário de Fátima”, declarou o autarca, adiantando, igualmente, que é “uma via urbana que estará mais adequada para automobilistas e residentes”.

Convicto de que as obras vão dar “mais segurança a automobilistas, residentes e peregrinos”, o presidente da Câmara de Ourém disse ainda acreditar que “a imagem dos peregrinos a caminhar no meio da estrada vai terminar”.

O autarca avisa, contudo, que esta “é uma obra difícil, que vai causar muitos transtornos em termos de trânsito”, apelando para que “todos tenham a maior paciência”.

O investimento, suportado integralmente pelo município, vai estar pronto até ao final do ano, assegurou Luís Albuquerque, destacando que em 2023 Lisboa recebe a Jornada Mundial da Juventude, sendo expectável mais turistas em Fátima.

“Por isso, além desta via, estamos a trabalhar no sentido da requalificação da Avenida João XXIII, que é a saída da Auto-estrada 1 em Fátima, da estrada de Minde e também da Avenida Irmã Lúcia de Jesus [que liga a rotunda Sul à sede de freguesia], para que também possam ser requalificadas até essa data”, acrescentou Luís Albuquerque.

Leia também...

Bispos mostram preocupação face à “grave situação” de muitas famílias

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) manifestou hoje preocupação face à “grave situação em que vivem muitas famílias (…), com a dificuldade de acesso a…

Acidente na A1 com viatura em contramão no Cartaxo causa um morto e dois feridos

Uma condutora que circulava no domingo em contramão na autoestrada A1, na zona do Cartaxo, Santarém, morreu e causou dois feridos ligeiros que seguiam…

Oficinas promovem convívio intergeracional em Constância e salvaguardam memória colectiva

Os lares da Santa Casa da Misericórdia de Constância receberam, nos dias 17, 20 e 22 de Janeiro, oficinas de promoção do convívio intergeracional,…

Plano Especial de Emergência para Cheias no Tejo baixou para nível azul

A Comissão Distrital de Proteção Civil de Santarém baixou para nível azul o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo, devido…