A requalificação da principal via de entrada de peregrinos a pé em Fátima, a designada estrada da Loureira, começa nos próximos dias, num investimento de cerca de 1,8 milhões de euros.

“A obra física começa nos próximos dias”, afirmou Luís Albuquerque, presidente da Câmara de Ourém, à agência Lusa, considerando esta uma “obra fundamental para Fátima e para quem visita a cidade”.

Luís Albuquerque reconheceu que se trata da concretização de uma obra de que “já se fala há muitos anos, mas que só agora é possível fazer”, referindo que, desde o início do actual mandato, no final de 2017, o município “tem vindo a trabalhar no projeto e depois no lançamento do concurso”.

Hoje, nos Paços do Concelho de Ourém, decorreu a assinatura do auto de consignação da empreitada, a requalificação da Estrada Municipal 357, no troço entre a rotunda Norte, em Fátima, e o limite do concelho com Leiria.

Segundo Luís Albuquerque, trata-se uma intervenção ao longo de um quilómetro que, além de um pavimento novo, vai ter passeios largos e “uma distância de sete metros entre passeios, com iluminação e mobiliário urbano adequados”, contemplando também trabalhos nas infra-estruturas de água, saneamento e telecomunicações.

“Vai ficar uma via moderna e preparada para dar condições de segurança aos peregrinos no percurso dos últimos metros até ao Santuário de Fátima”, declarou o autarca, adiantando, igualmente, que é “uma via urbana que estará mais adequada para automobilistas e residentes”.

Convicto de que as obras vão dar “mais segurança a automobilistas, residentes e peregrinos”, o presidente da Câmara de Ourém disse ainda acreditar que “a imagem dos peregrinos a caminhar no meio da estrada vai terminar”.

O autarca avisa, contudo, que esta “é uma obra difícil, que vai causar muitos transtornos em termos de trânsito”, apelando para que “todos tenham a maior paciência”.

O investimento, suportado integralmente pelo município, vai estar pronto até ao final do ano, assegurou Luís Albuquerque, destacando que em 2023 Lisboa recebe a Jornada Mundial da Juventude, sendo expectável mais turistas em Fátima.

“Por isso, além desta via, estamos a trabalhar no sentido da requalificação da Avenida João XXIII, que é a saída da Auto-estrada 1 em Fátima, da estrada de Minde e também da Avenida Irmã Lúcia de Jesus [que liga a rotunda Sul à sede de freguesia], para que também possam ser requalificadas até essa data”, acrescentou Luís Albuquerque.

Leia também...

Galeria Municipal do Entroncamento recebe Exposição de Aguarela “Olhares de MPL” de Manuel Lopes

A Galeria Municipal recebe, entre os dias 27 de Agosto a 8 de Setembro, a Exposição de Aguarela “Olhares de MPL” de Manuel Lopes.…

10º Torneio de Futebol do Município de Salvaterra de Magos

O 10º Torneio de Futebol do Município de Salvaterra de Magos tem lugar nos dias 1 e 2 de Setembro, no campo de jogos…

Cartaxo recebeu 11.º Encontro de Intervenção Social

O Auditório Municipal da Quinta das Pratas acolheu, no dia 19 de maio, o 11.º Encontro de Intervenção Social do Concelho do Cartaxo, que…

“Que o novo ano de 2024 seja um tempo marcado pela promoção da paz que o mundo tanto necessita”

O Bispo de Santarém, D. José Traquina, desafia os portugueses a serem uma “luz de paz”. Em entrevista concedida ao Correio do Ribatejo, o…