As obras de reabilitação dos diques de Valada arrancaram na segunda-feira, 23 de Setembro, numa empreitada que representa um investimento superior a 530 mil euros e tem um prazo de execução previsto de 90 dias.

Esta obra vai reabilitar o sistema de diques que se estende por 24,5 quilómetros e por três concelhos (Azambuja, Cartaxo e Santarém), protegendo três aglomerados populacionais da freguesia de Valada ( Reguengo, Valada e Porto de Muge), e 700 hectares de terrenos agrícolas de elevada produção ao longo de todo o ano.

Os trabalhos a realizar prevêem o reperfilamento e reparação do corpo dos diques, o preenchimento de cavidades, refechamento das juntas e reparação e substituição das portas de água.

A obra foi adjudicada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) à empresa Tâmega Engineering, S.A, por 530.463,95 euros e tem o prazo de execução de 90 dias a partir da assinatura do auto de consignação, que decorreu em Valada em 12 de Agosto, sendo que durante a segunda quinzena de Setembro decorrerão os trabalhos de maior expressão no terreno. O investimento é financiado em 75% pelo POSEUR-Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

Um obra reivindica pela população e autarcas

Na altura da cerimónia de assinatura do auto de consignação, Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo destacou a importância da obra por ser “uma reivindicação que autarcas e população há muito esperavam ver cumprida. Esta obra é um investimento na segurança de pessoas e bens, com enorme relevância para as empresas que desenvolvem a sua actividade nas terras férteis de Valada”.

Margarida Abade, presidente da Junta de Freguesia de Valada congratulou-se com o início das obras, destacando “a importância de vermos as máquinas e os trabalhadores no terreno. Há muito que todos os que aqui vivemos ansiávamos por este dia”.

Para a autarca “esta obra não é apenas um enorme investimento na freguesia, é um enorme investimento na segurança das nossas famílias e das nossas habitações, e garante aos empresários que criam postos de trabalho nas terras de Valada, que as suas produções estão seguras”. 

Leia também...

Um detido em Alcanena por furto de metais

O Comando Territorial de Santarém, através do Posto Territorial de Alcanena deteve, no dia 17 de dezembro, um homem de 16 anos por furto…

Delegação empresarial chinesa explora oportunidades de investimento em Abrantes e na região

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, no âmbito da recepção de uma delegação empresarial chinesa interessada em investir na região Centro,…

Município de Torres Novas renova frota automóvel

Cinco novas viaturas ligeiras foram adquiridas pelo Município de Torres Novas com o objectivo de reforçar a frota automóvel municipal, promovendo em simultâneo a…

PSP investiga agressões a mulher que foram filmadas e divulgadas nas redes sociais pelo agressor

Agressor colocou-se em fuga após a chegada da PSP.