A visita virtual ao Observatório do Sobreiro e da Cortiça permite-lhe conhecer em pormenor, sem sair de casa, todos os recantos do edifício, desenhado pelo Arquiteto Manuel Couceiro como metáfora do sobreiro enquanto elemento vivo.

Revestido a cortiça natural, o Observatório assume-se como estrutura de valorização do montado de sobro enquanto nicho ecológico de grande valor, funcionando, para tal, em parceria com associações, universidades e investigadores, aproximando a floresta do montado (charneca) à indústria e completando um ciclo de visitação ao território coruchense assente em três eixos: montado, indústria e inovação.

Entre as diversas valências que compõem o Observatório destacam-se oficinas e laboratórios destinados ao estudo das temáticas do binómio sobreiro/cortiça, bem como o centro documental, um espaço dedicado à compilação de elementos bibliográficos relacionados com a fileira da cortiça. Já o auditório de 150 lugares, cujas paredes são revestidas com aglomerado negro com frescos nas cores do montado, encontra-se disponível para a realização de seminários, conferências e encontros.

Usando o link https://montadodesobroecortica.pt/observatorio/ poderá fazer a visita virtual e conhecer o Observatório sem sair de casa.

Leia também...

Transporte público gratuito em Almeirim

Os Transportes Urbanos de Almeirim passam a ser gratuitos para toda a população a partir de Maio, no âmbito de uma “estratégia verde” para…

PRR reserva 2,5 Milhões de euros para recuperação das Muralhas de Santarém

Lista de novas intervenções em monumentos, sítios arqueológicos e museus foi conhecida hoje. A reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para o…

Homem de 26 anos detido por posse ilegal de armas

O Comando Distrital de Santarém da PSP, através da Esquadra de Torres Novas, da Divisão Policial de Tomar, procedeu ontem à detenção de um…

Governo levanta algumas restrições na actualização das medidas de mitigação da Covid-19

O primeiro-ministro considerou esta quinta-feira, 6 de Janeiro, que o país se encontra numa situação “tranquila” no que respeita à contenção de casos graves…