A visita virtual ao Observatório do Sobreiro e da Cortiça permite-lhe conhecer em pormenor, sem sair de casa, todos os recantos do edifício, desenhado pelo Arquiteto Manuel Couceiro como metáfora do sobreiro enquanto elemento vivo.

Revestido a cortiça natural, o Observatório assume-se como estrutura de valorização do montado de sobro enquanto nicho ecológico de grande valor, funcionando, para tal, em parceria com associações, universidades e investigadores, aproximando a floresta do montado (charneca) à indústria e completando um ciclo de visitação ao território coruchense assente em três eixos: montado, indústria e inovação.

Entre as diversas valências que compõem o Observatório destacam-se oficinas e laboratórios destinados ao estudo das temáticas do binómio sobreiro/cortiça, bem como o centro documental, um espaço dedicado à compilação de elementos bibliográficos relacionados com a fileira da cortiça. Já o auditório de 150 lugares, cujas paredes são revestidas com aglomerado negro com frescos nas cores do montado, encontra-se disponível para a realização de seminários, conferências e encontros.

Usando o link https://montadodesobroecortica.pt/observatorio/ poderá fazer a visita virtual e conhecer o Observatório sem sair de casa.

Leia também...

Jovem de 18 anos encontrado morto em praia fluvial em Coruche

O corpo de um jovem de 18 anos foi ontem retirado da…

União de Freguesias promove concurso “Um olhar sobre a Chamusca e Pinheiro Grande”

O concurso fotográfico “Um olhar sobre a Chamusca e Pinheiro Grande” decorre…

NERSANT e CIMLT identificam ‘gaps’ de sustentabilidade e riscos económicos na região da Lezíria do Tejo

Num mundo globalizado, as empresas e os blocos económicos estão sujeitos às…

Município de Torres Novas galardoado com Prémio Geoconservação

O Município de Torres Novas foi galardoado com o Prémio Geoconservação 2024,…