Os Serviços da Cultura e da Ação Social da CMS, em parceria com a Artemrede –Teatros Associados, estão a promover o denominado ‘Projecto Odisseia’, composto por três componentes artísticas, cada uma das quais orientada por uma equipa artística e de intervenção social diferentes e que garante um certificado por cada área, para os participantes respectivos.

Destina-se a jovens do concelho de Santarém, começou em 2016 e prolonga-se durante os próximos dois anos, em seis municípios da Artemrede (Almada, Barreiro, Moita, Oeiras, Santarém, Sesimbra).

De 01 a 08 de Julho decorre no Teatro Sá da Bandeira em Santarém uma formação em Cinema e Música “Do Filme à Música” com orientação do cineasta e músico António Pedro e que culmina com a exibição da curta-metragem, criada durante a formação, com música ao vivo, no dia 08 pelas 17h30.

Esta formação destina-se a participantes com idades entre os 16 e os 25 anos, preferencialmente da cidade de Santarém, com gosto pela música e cinema, que procurem “diversão e aprendizagem num só take”.

Esta formação intensiva garante aos jovens a aprendizagem e a construção de um pequeno filme musicado. Cada grupo aprenderá como preparar, rodar e montar uma curta-metragem, assim como compor e gravar a respectiva banda sonora. A formação é dividida entre os módulos de Cinema e de Música.

As inscrições podem ser feitas até ao dia 05 de Junho, enviando nome e telefone para o endereço de e-mail nelson.ferrao@cm-santarem.pt, endereço para o qual também podem ser remetidas mais informações.

O ‘Projecto Odisseia’ é constituído por três componentes nucleares que abrangem as áreas e competências artísticas Teatro / Dramaturgia (criação do espectáculo ‘E Agora Nós’, com o encenador Rui Catalão [2016], no Teatro Sá Bandeira); Teatro físico / Movimento / Música experimental / Artes de Rua, com a Companhia Radar 360 (2017), no Bairro S. Domingos; Cinema / Música (rodagem e montagem de curta metragem e banda sonora, com o realizador e músico António Pedro).

Cada uma destas componentes desdobra-se em duas fases. Um processo de formação e a criação de um objecto artístico nas áreas identificadas, com formação certificada.

Pretende-se que os jovens participem no projecto, numa óptica de aquisição evolutiva de competências e de potencial especialização na área artística e também num aumento progressivo do compromisso e do envolvimento neste projecto.

Espera-se com este projecto, que os jovens do concelho tenham adquirido conhecimentos sobre a criação artística contemporânea, diferentes linguagens artísticas e novos processos e novas experiências de trabalho.

Pretende-se ainda que estes jovens se apropriem do espaço Teatro e o considerem como seu, no qual podem ter um papel de espectador, participante ou mesmo colaborador. Manter também uma relação privilegiada com o Cine-Teatro, usufruindo de um estatuto especial, que lhes permita o acesso gratuito ou com desconto à programação, a possibilidade de assistir a ensaios e a residências artísticas e a conversar com os artistas.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…