A Sala de Leitura Bernardo Santareno, em Santarém, vai receber no próximo dia 5 de Junho, pelas 11h00, a inauguração da exposição “Identidade”. Uma mostra da OficINa- Arte Bruta Inclusiva, sediada no Departamento de Psiquiatria do Hospital Distrital de Santarém (HDS), sob curadoria de João Maria Ferreira.
A exposição reúne trabalhos de “elevada qualidade artística. A OficINa reúne condições facilitadoras de inspiração e criação artísticas. Os nossos artistas sentem-se bem neste espaço, onde criam a sua própria identidade artística”, refere a equipa da OficINa.
João Maria Ferreira, artista escalabitano, referiu que esta exposição é “objetiva e inegável pretensão, mais do que isso, uma missão, que passa sobretudo pela celebração dessa partilha, a articulação de um diálogo entre o artista, a obra e o público, uma contemplação de objetos que encerram em si universos que de um ponto de vista inicial individual se transcendem em vivências coletivas e universais”.
“Esta relação quase inconsciente ocorre quando as palavras, ou mesmo os pensamentos, se tornam confusos e incertos, por vezes até, prisões densas e intransponíveis. É com o silêncio que surgem as pinceladas a óleo ou acrílico, as manchas cinzentas do carvão no papel, os riscos do lápis de grafite, as cores quentes e frias, o cheiro da terebintina ou a transparência da aguarela. Estes gestos passam a encerrar em si as nossas próprias singularidades, o que de mais profundo e verdadeiramente nos define. Aquilo que é, no fundo, a nossa identidade”, acrescenta o curador da exposição.
A exposição está patente na Sala de Leitura Bernardo Santareno até dia 23 de Junho.
Inaugurada em maio de 2021, a “OficINa – Arte Bruta Inclusiva” aposta na reabilitação de pessoas com doença mental grave, mobilizando a arte como ferramenta terapêutica.