Foto ilustrativa

Oito distritos do continente vão estar na quinta (18) e sexta-feira (19) sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, o que impulsiona o aumento do risco de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Bragança, Évora, Guarda, Faro, Setúbal, Beja, Castelo Branco e Portalegre vão estar entre as 12h00 de quinta-feira e as 18h00 de sexta-feira sob aviso amarelo devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

O IPMA prevê para quinta-feira valores da temperatura máxima de 40 graus Celsius em Évora, 39 em Beja, 36 em Castelo Branco, 35 em Setúbal e Portalegre, 34 em Bragança, 33 em Faro e 31 na Guarda.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

Por causa do tempo quente, os concelhos de Silves, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira, no distrito de Faro, estão hoje em perigo máximo de incêndio rural.

Mais de 30 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Guarda e Bragança estão também hoje em perigo muito elevado de incêndio.

De acordo com os cálculos do IPMA, o perigo de incêndio vai manter-se elevado em alguns distritos pelo menos até domingo.

Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, vento em geral fraco do quadrante norte, sendo moderado de noroeste no litoral a sul do Cabo Carvoeiro durante a tarde, possibilidade de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, em especial do litoral norte e centro, e pequena subida de temperatura.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 13 graus Celsius (em Leiria e Viseu) e os 21 (em Faro) e as máximas entre os 23 (em Aveiro, Porto e Viana do Castelo) e os 36 (em Évora e Beja).

Leia também...

Tomar recebe espetáculo “O último fecha a porta”

O Cine-Teatro Paraíso, em Tomar, vai ser palco a 20 de Janeiro, pelas 21h30, do espetáculo “O último fecha a porta”. A comédia, que…

Apresentação dos programas Aldeia Segura e Pessoas Seguras em Pedrogão, Torres Novas

No passado dia 11 de Junho, na Junta de Freguesia de Pedrógão, o Município de Torres Novas, através do Serviço Municipal de Protecção Civil,…

Depois de Santarém, Ourém avançacom sistema de videovigilância

À semelhança do que aconteceu recentemente em Santarém, também a Câmara de Ourém vai avançar para a criação de um sistema de videovigilância na…

Coruche: Seis homens detidos por caça em área não autorizada

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve seis homens, com idades compreendidas entre os 46 e os 67 anos, por caça em área não autorizada,…