O auditório do CNEMA, em Santarém, recebe amanhã, 5 de Outubro, a partir das 18h00, a apresentação da Cantata Cénica ‘Dom Garcia’, com música de Joly Braga Santos, sob a direcção de António Costa, que vai dirigir a Banda Sinfónica da PSP e o Coro Sinfónico Lisboa Cantat, acompanhados pelos bailarinos da Escola de Dança do Conservatório Nacional.
A obra tem como solistas Marco Alves dos Santos, Bárbara Barradas, Filipa Passos, Sara Afonso e Estrela Martinho. Ainda em palco, mas como actores, apresentam-se José Raposo, Mário Redondo, Ricardo Raposo, Leonor Seixas, Sara Belo, Pedro Saavedra e Mariana Pereira.
Em palco, ‘Dom Garcia’ reúne 160 figuras, entre músicos integrantes da orquestra e coro sinfónico, actores, cantores e bailarinos. O libreto-poema da obra aborda o período da história antes da fundação de Portugal, na altura dos reinos de Leão, Castela e Galiza. O espectáculo é inspirado num poema de Natália Correia e David Mourão-Ferreira e foi apresentado pela primeira vez em público em 1971, durante o Festival de Vilar de Mouros.
Esta nova reposição da obra Cantata Cénica ‘Dom Garcia’, que será apresentada na sua versão cénica integral, composta por Joly Braga Santos (1924-1988), com libreto de Natália Correia (1923-1993) e David Mourão-Ferreira (1927-1996), acontece precisamente durante o ano em que se celebra o centenário do nascimento do compositor Joly Braga Santos, em 2024.
Os bilhetes para assistir ao espectáculo custam 5€ e encontram-se à venda no Teatro Sá da Bandeira, bem como na plataforma online BOL, ou nas lojas Worten, CTT e FNAC.