A Guarda Nacional Republicana desmantelou uma rede de tráfico de estupefacientes e deteve quatro homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 22 e os 57 anos, nos dias 13 e 14 de Janeiro, nos concelhos de Cartaxo e de Salvaterra de Magos.

Em comunicado, o Comando Territorial da GNR de Santarém refere que os suspeitos já estavam a ser alvo de investigação por tráfico de estupefaciente há três anos.

“Os suspeitos dedicavam-se diariamente à prática da actividade ilícita, provocando alarme social e receio na população local. No decorrer da investigação foi possível apurar-se ainda que a sua subsistência resultava exclusivamente do tráfico de estupefacientes, sendo este destinado à revenda e venda directa ao consumidor, nos concelhos de Cartaxo, Salvaterra de Magos, Coruche, Santarém e Alpiarça”, descreve a mesma nota.

A Guarda montou uma operação destinada ao combate de tráfico de estupefacientes e deu cumprimento a quatro de mandados de detenção e a 12 mandados de buscas, cinco domiciliárias, cinco em veículos e duas em anexos.

No resultado das buscas as autoridades apreenderam 1628 doses de cocaína; 28 doses de heroína; 57 doses de canábis; Sete doses de crack; 16 029,32 euros em numerário; 705 munições de diversos calibres; 15 telemóveis; Um computador portátil; Cinco veículos; Três pistolas de calibre .22; Duas caçadeiras de calibre 12; Uma pistola de calibre 9 mm; Um revólver de calibre .38; Uma soqueira; Um punhal; Duas balanças de precisão; Uma faca de corte de estupefaciente; Diverso material relacionado com a prática do ilícito.

Para além dos seis detidos, os militares da Guarda detiveram ainda em flagrante três homens, com idades compreendidas entre os 30 e os 49 anos, por tráfico de estupefacientes, que se encontravam associados a esta investigação.

Os detidos, um dos quais com antecedentes criminais por crime de roubo com arma de fogo, permaneceram nas instalações da Guarda e foram presentes a primeiro interrogatório nodia 15 de Janeiro, no Tribunal Judicial de Santarém, tendo sido aplicadas as seguintes medidas de coacção: Três prisões preventivas, sendo que dois detidos foram conduzidos para o Estabelecimento Prisional de Leiria e um para o Estabelecimento Prisional de Tires; Três apresentações periódicas bissemanais no posto policial da área de residência e proibição de contactos com os restantes arguidos e testemunhas.

A operação contou com o reforço dos Postos Territoriais de Coruche, da estrutura de Investigação Criminal (IC) e do Destacamento de Intervenção (DI) de Santarém, do Grupo de Intervenção Cinotécnica (GIC), do Grupo de Intervenção de Ordem Pública (GIOP) e do Grupo de Intervenção de Operações Especiais (GIOE) da Unidade de Intervenção (UI), envolvendo um total de 112 militares da Guarda, e com o apoio da Policia de Segurança Pública (PSP).

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…