Imagem Ilustrativa
Imagem Ilustrativa

O Orçamento Participativo Escolar (OPE), organizado pela Câmara Municipal do Cartaxo, em parceria com os agrupamentos de escolas e associações de pais, está desde o dia 5 de Maio, em todas as escolas do 2.º ciclo do concelho.

A ideia é que as centenas de alunos do concelho decidam o que consideram prioritário para a sua própria escola, através da criação de planos e o desenho de projectos, debate de ideias e ensaios de apresentações criativas. Nos dias 17 e 18 de Junho, realizam-se as assembleias participativas onde irão ser apresentados os projectos.

Os alunos podem propor projectos em áreas como a educação, cultura, solidariedade, ambiente ou desporto. Cada turma nomeará cinco alunos e oito apoiantes para defender o seu projecto junto dos outros colegas. A votação é feita apenas pelas crianças e nenhuma poderá votar no seu próprio projeto.

Os projectos vencedores vão conquistar os 10 mil euros de investimento que a Câmara Municipal do Cartaxo atribuiu ao orçamento Participativo Escolar em 2021, cinco mil euros para cada agrupamento de escolas.

Leia também...

Creche de Azambuja com mensalidade mínima de 25 euros

O valor mínimo da mensalidade da creche municipal de Manique do Intendente, no concelho de Azambuja, vai ser de 25 euros no próximo ano…

Governo vai ponderar entre hoje e quinta-feira encerramento de escolas

O Presidente da República afirmou que o Governo vai ponderar, entre hoje e quinta-feira, o eventual encerramento das escolas, podendo tomar uma decisão antes…

CDS-PP sugere ao ministro da Educação revisão de turmas nos colégios de Fátima

Três deputadas do CDS-PP questionaram hoje o ministro da Educação sobre as turmas nos colégios de Fátima, para o próximo ano lectivo, pedindo a…

VÍDEO | “A inclusão foi assumida como uma bandeira nesta escola”

Com 40 anos de história, a Escola Superior de Educação de Santarém (ESES) está apostada em antecipar futuro. Criada em 1979, a escola tem…