Joana Gonçalves, natural de Santarém, tem 23 anos e exerce a profissão de Pet Sitter, um novo conceito no mundo animal. Iniciou o seu percurso através da Associação Scalabitana de Protecção de Animais (ASPA), na

capital do Ribatejo, onde realizou voluntariado. Foi através da ASPA que superou o seu medo de cães. “Sempre gostei de animais, mas tinha muito medo, especialmente de cães. Bastava avistar um cão que automaticamente pedia colo ou mudava de passeio. Tudo isso mudou

drasticamente a partir do momento em que me inscrevi na ASPA como voluntária”, afirma.

Como é que surgiu esta profissão na sua vida?

Esta profissão surgiu através de programas televisivos em complemento do voluntariado prestado na ASPA. Os programas televisivos despertaram o meu interesse relativamente ao bem-estar, saúde e comportamento animal, o que fez com que eu quisesse aplicar o que via e aprendia no mundo real. Então assim comecei a fazer voluntariado. Assim que comecei, tive a certeza que era o que eu queria fazer para o resto da minha vida.

O que contempla o seu serviço de Pet Sitter?

O meu serviço de Pet Sitting tem como objectivo principal proporcionar o maior conforto possível aos animais na ausência das suas pessoas. É um serviço totalmente personalizado. Como tal, consiste em visitas diárias (número à escolha da pessoa) em que inclui alimentação, medicação se necessário, higienização do espaço, passeios (no caso dos cães), muito amor, carinho e mimos e muita brincadeira. Ao longo do serviço é sempre mantido o contacto com as pessoas do animal através de fotos e vídeos.

A que animais de dedica?

Maioritariamente cães e gatos, por vezes também coelhos, tartarugas, hamsters, peixes… No entanto há hipótese de Pet Sitting a qualquer espécie.

Que dicas dá a quem queira seguir os seus passos?

Se é o que querem então persistam e não desistam. No entanto, é necessário muita paixão, dedicação e compromisso.

Qual é para si a importância desta profissão no mundo?

Esta profissão cada vez é mais importante, porque os animais ocupam um lugar cada vez maior e mais importante na nossa vida e como tal queremos proporcionar o melhor bem-estar e condições possíveis e é isto que o Pet Sitting oferece: tranquilidade e conforto. Em momentos de ausência ou incapacidade as pessoas ficam descansadas porque sabem que alguém vai cuidar dos seus animais como se fossem deles e sem os animais saírem da sua casa.

Este acaba por ser o principal ponto do Pet Sitting que é o animal ficar no conforto da sua casa independentemente do tempo ou da situação. Deste modo, não há alteração de ambientes e rotinas e consequentemente é evitado o aumento de stress.

Existe alguma situação engraçada que decorreu ao longo dos anos que exerce a profissão e que gostasse de partilhar?

De momento acho que o mais caricato foi mesmo eu ter medo de cães e de repente passar a minha vida a estar rodeada e a lidar com eles.

Em que ocasiões pode o público necessitar dos seus serviços?

O público pode necessitar dos meus serviços em caso de ausência curta, prolongada ou ocasional, incapacidade ou apenas como um complemento extra para preencher necessidades do animal.

Qual o feedback que recebe dos seus clientes?

Devido à personalização e flexibilidade do serviço o Feedback desde início que é muito bom e que espero que assim se mantenha. São muito agradecidos pela existência deste serviço porque podem estar descansados que, em qualquer situação, eu estarei lá a cuidar dos seus animais.

Como é que o público pode encontrar o seu trabalho?

O meu trabalho pode ser encontrado nas redes sociais de Instagram (@petsandjoana) e no Facebook (@petsandjoana ou https:// www.facebook.com/ petsandjoana).

Leia também...

BE quer saber se profissionais de limpeza dos hospitais de Santarém já foram vacinados

O Bloco de Esquerda questionou o Ministério da Saúde sobre a vacinação…

Proteção Civil com verba de 1,5 ME para equipamentos de proteção individual florestal

A Proteção Civil vai ter uma verba de 1,5 milhões de euros…

Campanha “Taxa Zero ao Volante” arranca para alertar para a condução sob a influência do álcool

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Polícia de Segurança Pública…

Material de campanha do BE vandalizado em Salvaterra de Magos

O Bloco de Esquerda (BE) de Santarém lamentou a vandalização do seu…