“Os Dias da Educação Social” até 24 de Junho na Escola Superior de Educação de Santarém

A licenciatura de Educação Social da Escola Superior de Educação do IPSantarém promove, entre até 24 de Junho, a iniciativa de final de ano lectivo “Os Dias da Educação Social”, no âmbito da coordenação do curso e dos estágios.

A semana “Os Dias da Educação Social” integra um conjunto de actividades que envolvem o II Encontro Educação Social e Ensino Superior, nesta sua 2.ª edição subordinada à temática Formação para uma Cidadania Transformadora, e a XIII Expo Estágios – Fórum de Projectos e Formação Profissionalizante em Educação Social.

Este Encontro tem como objectivos principais promover a reflexão, discussão e partilha sobre temáticas, desafios e experiências da Educação Social no Ensino Superior nas suas diferentes vertentes, investigativa, formativa, interventiva. Em particular, pretende constituir um contributo para o reconhecimento do papel do Ensino Superior no desenvolvimento e afirmação do campo da Educação social, mas também do(s) lugar(es) que a Educação Social vem ocupando nas Instituições de Ensino Superior.

PUBLICIDADE

Em cada edição é aprofundada uma temática e este ano é proposto conhecer e discutir mais particularmente perspectivas sobre a integração da pluralidade de princípios e concepções em torno da cidadania nos perfis e contextos de formação e actuação dos educadores sociais, reflectindo em que medida a formação em educação social prepara para a intervenção e reflexão promotora de uma participação transformadora, num tempo dos novos desafios que a emergência social pode colocar a uma literacia cidadã.

Constituindo mais um momento privilegiado de troca de perspectivas e experiências, o Programa do Encontro incluiu logo no dia 22 de Junho, na modalidade webinar, a mesa redonda principal “Educação social e Cidadania Transformadora em Contexto de Emergência Social”, que contou com a participação de parceiros de âmbito local, nacional e internacional, reunindo vozes e experiências dos territórios da intervenção e da formação.

Hoje, dia 23, decorreu a mostra de projectos da XIII Expo Estágios, com a participação dos finalistas. A XIII Expo Estágios, nos painéis do dia 23, visa-se dar a conhecer o trabalho realizado e em curso na área da Educação Social na ESE/IPSantarém, proporcionando espaços de partilha de projectos, metodologias e práticas de intervenção socioeducativa.

Trata-se da 13ª edição de uma exposição dos projectos desenvolvidos pelos estagiários, finalistas, da Licenciatura em Educação Social da ESES, futuros educadores sociais, em contextos de intervenção socioeducativa diversos, num momento de conclusão do curso e em estreita colaboração com instituições e técnicos cooperantes.

A Exposição é protagonizada pelos próprios estudantes, em formato pitch, e é complementada com a dinamização de momentos interactivos de apreciação crítica, discussão e partilha.

Para finalizar o encontro ocorre uma conversa com três protagonistas, interlocutores privilegiados na formação dos educadores sociais da ESES, de diferentes áreas da educação social: a académico, a profissional e a associativo, sob o tema “uma educação social que transforma e se transforma: desafios para a formação”.

A concepção, organização e dinamização do Encontro envolve também, de um modo mais amplo, para além dos docentes, a colaboração dos estudantes do curso, através de um estágio curricular do 3º ano a decorrer no Centro de Apoio Pedagógico da ESE/IPSantarém e do apoio de um grupo de colaboradores. Conta ainda com a colaboração do Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária.

Esta é uma iniciativa aberta à comunidade e destina-se aos estudantes do Curso de Educação Social, aos profissionais e instituições da área Social e da Intervenção Socioeducativa, às entidades cooperantes, assim como a futuros estudantes que queiram conhecer esta área de formação na ESES.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS